O F1 Fanatic fez uma excepcional pesquisa estudando o regulamento de 2011 e aplicando o mesmo na temporada passada- adicionando o uso da asa traseira móvel nas 19 corridas de 2010. Os dados obtidos são interessantíssimos, e Felipe teria sido o piloto a ter ativado mais vezes- no total, em 281 oportunidades.
Curiosamente, a dupla da Ferrari seria a mais “beneficiada” com a ATM, depois de Massa, vem Alonso com 263 vezes. E claro que a conversa mais discutida é o seu uso em Abu Dhabi, onde teria a ativado 38 vezes (o recorde seriam 47 de Massa na mesma corrida)- o que realmente teria facilitado ultrapassar Petrov.
Os 5 mais beneficiados se completam com Kubica (225), Hulkenberg (203) e Schumacher e Kobayashi (201). Lista completa dos pilotos e número de uso da ATM ao longo do ano:
No quesito GPs, Brasil teria presenciado o maior número de utilizações- 339.
Com esta excelente pesquisa podemos abordar uns pontos interessantes de 2010- Massa talvez não tivesse tido um ano tão ruim como o que teve realmente e Alonso, tendo 38 oportunidades em Abu Dhabi para passar Petrov e tentar investida nos próximos rivais, não teria perdido o tri.
É um trabalho complexo e belíssimo, e que nos permite tirar várias conclusões- observem os números e fiquem à vontade para opinar na sessão de comentários- ela é toda sua.
Beneficiado é diferente de quem usaria mais. Eles usariam mais, pelo fato de estarem sempre atrás, e brigando pela posição, não?! Se o Massa estivesse na frente, não seria tão “beneficiado” assim, não seria esse o raciocinio?
Acho que só teremos certeza de como isso funcionará quando começar…
Abraços
“Beneficiado é diferente de quem usaria mais. Eles usariam mais, pelo fato de estarem sempre atrás, e brigando pela posição, não?”
Well, mas teria o benefício de usar a asa móvel. Assim teria o benefício que os pilotos este ano que estarem atrás de outro carro irão ter, então é um benefício sim- o rival não pode usar a asa, então…
Daí para efetuar a ultrapassagem, é outro assunto.
Bem… rsrs acho esse tipo de pesquisa interessante, mas hipotético demais.
Para uma discussão é um grande tema rsrs…
Torço paro o Felipe, mas realmente, Alonso foi matador em 2010.
É, vamos ver se essa “benefiação” se torna uma ultrapassagem!
“benefiação” é foda
kkkkkkkkkk
Para se beneficiar deste artificio, o piloto tem necessariamente, que estar atras do seu adversario. Para mim, isso já é sintomatico, pois ele provavelmente começa atras, porque tem um carro inferior ou problemas insoluveis afetando seu desempenho. Ele usa a ATM., ultrapassa e logo em seguida é ultrapassado, pois o desempenho de seu carro volta a ser inferior. Se, o interesse ficar apenas nas ultrapassagens, muito bem, se o interesse é ganhar corridas e o campeonato, fica tudo como estava, isto sem contar, que tera de chegar até o adversario, o que muitas vezes o proprio carro não permite. Outra hipotese, é que o piloto esteja com um carro muito bom, perde uma posição, usa a ATM e dispara para a vitória, ainda assim, essa tal de ATM para mim ainda fica devendo. Tomara, que ela em uso, me faça mudar de idéia, só quando a temporada começar é que poderemos formar melhor juizo a respeito dessa nova geringonça.
Fantástica essa pesquisa! Mas temos que levar em consideração que, após fazer a ultrapassagem, o piloto pode não conseguir abrir mais de 1s em uma volta, e levar o troco na seguinte. Alonso poderia passar Petrov e, na volta seguinte, ficar preso do carro que estava na quinta posição (não me lembro quem agora), e Petrov dar o troco.
Ele será beneficiado pelo Kers, já que é o mais leve da F1.
Mitério revelado:
Modelo da Ferrari para 2011 se chamará F150
O novo carro da Ferrari, que será apresentado na próxima sexta-feira, se chamará F150, divulgou a equipe italiana nesta terça-feira.
O nome do modelo é homenagem aos 150 anos da unificação do país, que antes era composto por vários estados independentes.
“A Ferrari é uma expansão da excelência italiana, da criatividade e do talento”, disse o presidente da escuderia italiana, Luca di Montezemolo.
“Todos os homens e mulheres que colocam bastante esforço e paixão em seus trabalhos em Maranello dividem o orgulho e a responsabilidade de representar nosso país ao redor do mundo. Esse é o espírito que escolhemos ao dedicar o carro a um evento que é tão importante para toda a Itália.”
A iniciativa foi elogiada pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano, que desejou boa sorte à equipe de Fernando Alonso e Felipe Massa na próxima temporada.