Helmut Marko volta a criticar Webber…

Não sei se vocês também pensam assim, mas meu ponto de vista sobre a política de igualdade dos pilotos da Red Bull é que uma grande máscara gira em torno do círculo interno entre Vettel e Webber- Sebastian é o preferido e isso vem sendo reiterado pelos membros (inclusive Mark) frequentemente. Hoje foi a vez de Marko criticar mais uma vez o Aussie e pronunciar uma frase, no mínimo, cômica:

Helmut Marko, figura conhecida no paddock, é consultor e braço direito de Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull como empresa, e é sabida a sua preferência por Vettel e a cada dia uma amargura por Mark Webber.

Sinceramente, em um momento em que os novos carros irão ser apresentados e os testes pré-temporada estão logo aí, não sei qual é o motivo para Marko jogar suas frases venenosas em cima do australiano que deu um grande trabalho ao campeão Vettel:

Sem os 66 pontos que Vettel perdeu por conta dos problemas técnicos, esta sobrevida de Mark Webber nunca teria acontecido.

Em certo ponto, Helmut está com toda a razão e isto foi algo que eu reiterei muitas vezes ao longo do ano passado-Sebastian foi abatido em muitas oportunidades por problemas técnicos, como no Bahrein, Austrália, Espanha e Coréia. Mas a afirmação de que isto foi o que manteve Webber vivo é um pouco egoísta demais, apesar de que vindo de Helmut, não chega a ser surpresa.

O que Marko esquece é que Webber foi ampliamente superior nas etapas 5,6 e 7 da temporada- Foi Pole e venceu na Espanha, aplicou o mesmo procedimento em Mônaco e foi pole também em Istambul. Na corrida, o episódio que já conhecemos- Mark estava mais lento do que Vettel e depois do acidente entre ambos (Vettel abandonou e Webber conseguiu ser terceiro) Marko ficou realmente bravíssimo, dizendo que Webber tinha que abrir caminho para Seb e que o ocorrido foi totalmente errado.

O curioso é que depois de se revoltar por Mark não ter deixado Vettel passar facilmente, Helmut diz que-

Não usamos ordens de equipe, pois o aspecto do esporte deve ser o foco principal da F1.

Menos mal, Helmut, menos mal…

16 respostas para “Helmut Marko volta a criticar Webber…”

  1. Webber não é nenhum piloto top, nem nada. Mas o ano de 2010 dele foi muito bom. Não se pode dizer que isso ocorreu só pelos “problemas técnicos” do Vettel.
    Se a Red Bull quiser continuar no topo, sendo campeã, não pode detonar um piloto desse jeito.

  2. A verdade que quem tirou o campeonato do Webber, foi a sua irresponsabilidade ao se acidentar fora do campeonato e se quebrar todo, depois do acidente a queda de rendimento foi muito grande.

  3. Faz tempo que a Red Bull prefere Vettel, mas o Webber, apesar de não ser um piloto de ponta, teve bons desempenhos em 2009 e 2010, chegando a disputar o título.

    Mark Webber dificilmente continuará na equipe austríaca ao término do contrato.

  4. É minha gente!, Webber não terá vida fácil da Red Bull em 2011, depois dessas declarações, não duvido nada de a equipe não dar uns pitacos na prova, caso Webber esteja a frente de Vettel!
    Tomás!…No meio do primeiro parágrafo você duplicou a palavra “interno”…blz?…só prá ajudar…rs

  5. Pois eu tenho certeza de que não haverá ordens de equipe na RedBull.

    Depois do ano passado, mesmo que alguns entendam que tenha sido sem querer, a RedBull se vinculou ao dogma de que lá este tipo de procedimento não irá ocorrer.

    Voltar atrás nesta idéia seria um suicídio em matéria de marketing.

    Para mim, estas declarações visam minar o psicológico de Webber para que ele comece o ano já apanhando de Vettel, ou seja, sem a necessidade de interferência da equipe.

    1. Ela pode não fazer isso descaradamente como a Ferrari, mas pode demorar mais no pit stop do Webber, sei lá…jeito tem…rs

      1. Não sei se eles teriam a coragem de fazer isso. Muita coisa está envolvida nisso para a Red Bull. Não apenas uma jogada ideológica de priorizar o esporte, mas sim o dinheiro. Todo o dinheirão usado no marketing para fazer com que essa marca fosse respeitada no meio esportivo poderia ir por água abaixo se alguém descobrisse um ‘jogo de equipe’ como esse. É válido lembrar que a Red Bull não tem só a F1 à zelar e sim várias outras modalidades, onde pode ter certeza que ela não quer perder sua credibilidade. Abraços!

      2. ” É válido lembrar que a Red Bull não tem só a F1 à zelar e sim várias outras modalidades, onde pode ter certeza que ela não quer perder sua credibilidade. ”

        Comigo, e não só comigo como muitos outros, ela já perdeu um pouco dessa credibilidade…

    2. “Para mim, estas declarações visam minar o psicológico de Webber para que ele comece o ano já apanhando de Vettel, ou seja, sem a necessidade de interferência da equipe.”

      Creio que Webber tem força mental para suportar isso, pelo menos no início. E, no fim de contas, tudo tem que ser mostrado na pista.

  6. Concordo que a Red Bull não pode esperar ser campeão dos Construtores se continuar colocando para baixo um de seus pilotos. E esta frase de Helmut citada no artigo é mesmo muito engraçada. Pois, ao contrário do que Helmut diz, Mark teve méritos próprios em lutar pelo campeonato até a última corrida.
    Essa falsa igualdade na Red Bull pega muito mal!

  7. Mark Webber não é nenhum gênio, mas é um bom piloto e merece respeito. Não sei o motivo de tanta amargura de Marko com o australiano, mas uma coisa é certa: apesar do talento que Vettel possui seria muito melhor para ele aprender com a experiência que Webber possui e que falta evidentemente ao alemão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s