McLaren apresenta o MP4-26

Não seria exagero dizer que, até agora, a McLaren foi a equipe que mais evoluiu em seu carro. Para muitos o MP4-26 é um carro feio (eu acho o contrário), mas o seu design chega a ser espetacular, com as primeiras visões de diferenças encontradas no santantonio e nas novíssimas entradas de ar laterais.

Em uma análise básica vendo as primeiras fotos, notamos que o bico ganha o contorno mais alto, além de ter uma queda mais reta e as rodas sobressaírem mais, como se vê aparentemente nas imagens de perfil. Além disso, o bico é menos fino do que o MP4-25, como você poderão notar nas fotos de vista aérea.

Os eixos estão praticamente iguais, e a primeira diferença impactante é nas grandes e em formato de “L” entradas de ar laterais, totalmente diferentes do seu antecessor. Com isso, será tentado extrair máximo de ar limpo possível no plano mais baixo da asa traseira.

Paddy Lowe nos explica a função desse formato:

Queremos levar o ar mais limpo possível para a asa traseira e o assoalho do carro. Isso servirá para anular a perda aerodinâmica que tivemos com a proibição dos difusores duplos. Além disso, queremos aproveitar os compostos da Pirelli. Normalmente, os pneus devem durar cerca de dez voltas e aumentar essa duração será um desafio. Então, teremos de explorar o acerto da suspensão para diminuir o desgaste. –

Paddy Lowe, diretor técnico da McLaren.

A outra grande novidade é no airbox, que agora possui uma outra entrada secundária de ar pouco mais atrás da entrada de ar superior, o que servirá para o resfriamento hidráulico e do câmbio.

Uma das maiores intrigas gira, ainda, em torno do escapamento, já que havia circulado na mídia sobre uma cópia do EF da Renault. O diretor de engenharia Tim Goss não comentou sobre isso, apesar de dar pistas que pode vir a copiá-lo. Mesmo assim, parece soprar na abertura central do difusor para a partida do motor, como vemos no F150.

Em andamento…

Galeria de fotos do lançamento, clique nas imagens para ampliar:

Galeria de fotos de estúdio:

 

Apresentação em vídeo:

114 respostas para “McLaren apresenta o MP4-26”

    1. Ridículo esse comentário. (3) Torço muito para que o MP4-26 deixe os carros da Ferrari comendo poeira.

    2. Aamigo o mais importante é o desempenho do carro na pista. Se o evento tem pouca gente ou não isto para nós não interessa. O que adianta fazer uma festa de gala com muitos convidados e chegando na pista sem competividade?

      1. tem gente que sempre arranja alguma coisa pra comemorar, pra não ficar pra trás em relação a concorrência, nem que seja vice alguma coisa moral.

    3. Fico feliz pela discussão rolar solta aqui, e triste por saber dos egos inflamados dos torcedores da McLaren.

    4. Luiz, o mais importante é conviver em paz, seja qual for a torcida. O blog é democrático, não é Ferrarista, nem McLarista e todos tem direito de opinar, assim como você, então não acho nada mais justo do que compartilhar e, claro, se for o caso discordar, mas em um bom clima.

      1. Em nenhum momento quis fazer o circo pegar fogo, apenas comentei o seu texto (já apagado) que dizia que o evento seria em alto nível, como a Ferrari costumafazer. E outra coisa: lançamento não quer dizer desempenho, concordo plenamente que os lançamentos enormes da Ferrari não garantem títulos à ela.

      2. Luiz, o apaguei como já havia avisado antes, que o post iria ser atualizado com o lançamento. Sim, certamente, lançamentos são só eventos, nada que justifique o potencial de um carro.

  1. Chama muito a atenção o desenho da asa dianteira e o bico, mas o escapamento parece estar voltado para trás, como o convencional… nas imagens aindanão focalizaram a traseira muito bem…

    1. O que eu li em sites por ai, é que o escapamento da mclaren é o convencional, parece que não tem o sistema de escapamento frontal igual da Lotus, Renault, sei la que equipe é aquela

      1. Exato, é o que se comenta. Eu falo no texto um pouco-

        Uma das maiores intrigas gira, ainda, em torno do escapamento, já que havia circulado na mídia sobre uma cópia do EF da Renault. O diretor de engenharia Tim Goss não comentou sobre isso, apesar de dar pistas que pode vir a copiá-lo. Mesmo assim, parece soprar na abertura central do difusor para a partida do motor, como vemos no F150.

  2. Apesar de torcer pela Mercedes, gosto da maneira que a Mclaren vem ousando nos ultimos projetos. Não vi muitas fotos mas parece que o carro ficou bonito.

  3. Mclaren inovou tanto na apresentação como no projeto do carro. Tenho certeza que esse carro vai brigar pelo título, e creio eu que seja contra a RBR. O carro em si eu não achei muito bonito, mas vai ser lindo se ganhar corridas, isso que importa.

    GO GO GO MCLAREN!!!

  4. Muito inovador o MP4/26 agora fica fácil entender o motivo de alguns dias a mais no túnel de vento. É um carro com muitas soluções difíceis de serem copiadas a McLAREN sempre inova todo ano.

    1. Sempre inovando. Percebi que nos últimos anos apenas a Mclaren e o Adrian Newey que bolam coisas inovadoras, o resto copia. Vide a Ferrari

  5. Torço para que seja mais uma para meter o ferro nos mafiosos vermelhos…

    O carro tem uma entradas de ar bastante diferentes, vamos ver se isso se reverte em desempenho.

  6. Cadê todo aquele OHHHHHHH !!!…de tão direferente que essa Mc Laren é??? Hamilton devia ter bebido quando fez o comentário de que o novo carro seria totalmente diferente dos outros…Para mim, os mais “inovadores” foram, Williams e Lotus Renault, as demais não quiseram se arriscar!!

    1. As únicas diferenças estão na asa dianteira e entrada de ar acima do cokpit. No mais, é mais do mesmo!!…

      1. Calma lá André, tem mais diferenças. Pela tarde veremos elas mais de perto! (Pelo menos tem mais inovações que a Ferrari…)

      2. Amigo Andre eu acho que tens que usar lupas para veres bem.

        Será que não consegues establecer diferenças?

        Me poupe faz favor!!!!!!!!

      3. Já fiz uma análise superficial pelas diferenças, leiam. Mais tarde algo mais elaborado, agora colocarei a galeria.

      4. Alguém avisa essa criança que o carro apresentado é para disputar o campeonato de F1.

    1. A nova coleção já tem as camisetas e demais itens em sua maioria preto-vermelho. A conferir no McLaren e-shop.

  7. Pra mim o misterio é descobrir para que serve aquelas duas pequenas entradas laterais ao lado da entrada de ar do motor. Alguem sabe?

    1. “A outra grande novidade é no airbox, que agora possui uma outra entrada secundária de ar pouco mais atrás da entrada de ar superior, o que servirá para o resfriamento hidráulico e do câmbio.”

      1. Tomás, Obrigado. Eu gostava muito qdo os carros arrancavam faíscas do assoalho / difusores no começo dos anos 90. O blog esta muito legal Parabens !!!!

      2. Sim, tem uma do Mansell que é uma das minhas preferidas.

        Obrigado Marcelo, seja bem-vindo (se você conheceu o blog recentemente), este ano promete. Abraços e sinta-se em casa.

  8. Paddy Lowe explica as entradas laterais em forma de “L”:

    “Queremos levar o ar mais limpo possível para a asa traseira e o assoalho do carro. Isso servirá para anular a perda aerodinâmica que tivemos com a proibição dos difusores duplos. Além disso, queremos aproveitar os compostos da Pirelli. Normalmente, os pneus devem durar cerca de dez voltas e aumentar essa duração será um desafio. Então, teremos de explorar o acerto da suspensão para diminuir o desgaste.”

  9. O carro é estranho! E de frente continuo a dizer que é feio! Acho que existe ali uma misturada de coisas, o carro parece que não tem um conceito definido.
    Como alguém dizia os escapes parece mesmo que saem na frente dos flancos. As entradas de ar são para arrefecer o KERS, pelo o que li.
    Que este carro é diferente, é! Mas não sei não… E como alguém dizia em cima, eles inovam e bem,mas nem sempre dá certo!
    Muito confuso, mas na pista se tiram as conclusões. Cheira-me mais um ano de passeio da redbull e a ferrari atrás! A mclaren a corrigir o ano inteiro os erros de projecto, como tem sido habitual, andam só as vezes.

    1. Afirmar algo é um tiro no escuro, pura suposição. Ou o resultado será como em 2009 ou 2010, veremos. Ou melhor, talvez seja um super carro, mas aí entramos nas suposições de novo…

    2. Jonas, me diz aí há quantos anos a Ferrari chega atrás da McLaren no WCC???

      Nas minhas contas são 3 anos…

      Ou seja, quem vem atrás da McLaren são vocês…

      1. Curioso é como Ferrari e McLaren tem campeonatos parecidos desde 2007. Em 2007 a McLaren levou vantagem, tinha o campeonato na mão mas perdeu para a Ferrari (Kimi). Em 2008 a Ferrari estava melhor mas perdeu o título para a McLaren (Lewis) na última curva. Esses dois anos ambas dominaram.

        Em 2009 as duas começaram muito mal também, sendo que depois a McLaren conseguiu vencer duas e a Ferrari uma.

        Em 2010 a McLaren parecia embalar mas caiu de rendimento, no final nos pilotos Alonso levou a melhor, já nos construtores, com o ruim campeonato de Massa, ficou fácil para Woking.

        Curiosa essa linha de similaridade, vamos ver este ano.

      2. Sim, é curioso como a equipe de Maranello e de Woking tem traçado campeonatos parecidos! Mas espero que este ano a McLaren venha forte, para ter graça…
        Abraço para todos!

  10. Para alem de ter a frente mais baixa que a maioria e uma traseira muito grande em relação a leveza por exemplo da Williams .

  11. Pensando alto: “Se os pneus Pirelli realmente se degradarem tão rápido como vários pilotos e equipes estão dizendo, podem anotar, Jenson Button é um seríssimo candidato a ganhar o título de 2011.”

    Anotem aí para me cobrar depois.

    1. Isso depende muito do nível de desgaste. Se for um desgaste muito acentuado, acho que será muito ruim para ele pois ele terá que andar muito lento para poupar os pneus e isso o deixaria muito para trás. Perderia posições para pilotos que preferem andar no limite e, mesmo com uma parada a menos, voltaria atrás de pilotos complicados de ultrapassar.

      1. Depende, já que Jenson é conhecido pelo seu modo suave de pilotar, ao contrário de Lewis, por isso essa boa impressão de Button não me é estranha. Mas agora tem que correr com o 26.

  12. A Mclaren com soluções aerodinamicas tão diferentes tende a ter resultados da mesma forma, ou terá desempenho ridículo ou deve voar baixo.

  13. Sempre inovando. Um carro muito diferente que seus concorrentes. Me lembra um carro da Indy (na foto oficial- de lado).

    Parabéns a Mclaren por ter um espirito inovador.
    Parabéns ao Tomás pela cobertura.

  14. Ja teve Benetton “Tubarão”, Willians “Tamandua” devido aos design aerodinamicos. Qual será o apelido do Mp4/26 ? As entradas dos radiadores parece a boca de um palhaço !

  15. Parecido com esse Ferrari nas side…

    para depois disserem que só a Scuderia copía…

    Ah.. e uma coisa esse Ferrari andava bem.. mas era pra trás..

  16. Quem quiser pesquisar no Google, coloque “mp4-26”. O segundo resultado (descontando a parte de notícias fornecida separadamente) é este post (perdemos apenas para o Flavio Gomes…)

  17. Inovadora essa ideia da McLaren. Se o projeto não funcionar para correr bem na pista, ao menos vai ficar na memória de grandes novidades na F1, como foi o do carro de seis rodas na história da categoria.
    Acho que seria interessante também comentarmos aqui sobre essa ideia maluca de colocar zona de ultrapassage para poder utilizar a asa em 2011. A ideia é simplesmente ridícula e eu espero que seja SOMENTE um surto temporário do povo da FIA e venha logo a ser esquecida!
    O que vocês acham? O comentário do Victor é bem interessante:

    “Ou seja, além de estar preocupado com o botão da asa traseira e todos os outros trocentos no volante, além de um rádio no ouvido e a tarefa de pilotar a 300 km/h, o pobre piloto teria, se aprovada esta zona, de passar a observar linhas na pista para saber quando e onde pode ultrapassar.” (In: http://colunistas.ig.com.br/victormartins/2011/02/03/e-uma-zona/)

    Mas, infelizmente, depois daquela ideia do Bernie de pôr “atalhos na pista para se fazer ultrapassagem, eu passei a não duvidar de mais nada nessa Fórmula 1 da vida. (E essa ideia de zona de ultrapassagem da FIA não é muito diferente da ideia maluca do presidente da FOM). Mas vamos ter fé.
    Então, o que vocês acham sobre as zonas de ultrapassagem?

    1. Eu acho ridículo, daqui a pouco a FIA lança o “Manual para o Piloto de F1”, com mapinha de instruções como ultrapassar. Já é demais, exageradíssimo.

  18. O carro é realmente lindo, e fora todas essas novidades, não sei quem da Mclaren disse que o carro tem “segredos”. Eu tenho medo dos “segredos” Mclarianos.

  19. achei essa mclaren uma obra de arte so pegar e colocar na parede da minha sala,e digo mais vai ganhar 15 corridas das 20 no calendario rumo ao bi hamilton

    1. Como não seja a coisa ridícula do ano passado que iam ganhar duas décimas por Grande Prémio pela mesma personagem…e depois foi o que se viu…o pilotinho autorama sendo comido em InterLagos…

      Wait and See

  20. Ja pensou se por acaso algumas das outras inovações apresentadas tb forem fake, e eles apresentem um carro com soluções diferentes em Jerez. Talvez seja uma hipotese.

    1. Aí seria demais, eu acho. Pelo menos as entradas em “L” e a outra entrada de ar atrás da superior principal são verdade e serão trabalhadas, mas que sejam fake, não acredito.

  21. Repararam nos macacões de Jenson e Lewis? Ainda tem o logo do Santander… Percebi na manga do macacão do Jenson quando ele foi colocar o volante, aí olhei com atenção e vi que no do Lewis também tinha, na altura do peito tbm. Já o dos mecânicos, não tem. Acho que a McLaren vacilou nessa. O Santander deu um bico nela e ainda fez exposição a eles de graça…

    Além de que to puto com esse banco, mas por questões pessoais mesmo. Tive que abrir conta nele por causa da empresa, e fui todo feliz fazer o saque do meu pagamento e deu rolo aqui. Segunda vou ter que ir na agência resolver…

    1. Estou super off de qualquer coisa que não seja trabalho ultimamente. Dar uma aparecida por aqui foi excessão. Até onde eu estava informado eles haviam anunciado que não renovariam…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s