Renault e Mercedes – Preview 2011

Depois do título de campeã, a ex-Brawn se transformou em Mercedes e caiu de rendimento, obviamente, por não ter a grande vantagem conquistada com o difusor duplo. Ano passado ambas chegaram a disputar o 4º lugar no campeonato de construtores, mas a Mercedes terminou com ampla diferenças de pontos – algo facilitado pela irregularidade de Petrov. Para 2011, porém, a situação deve ser um pouco diferente.

LOTUS RENAULT

Depois de um ano relativamente positivo em 2010 – na verdade, uma grande recuperação após um pífio 2009 – a Renault, agora com a Lotus incorporada em seu nome, promete vir bastante forte nesta temporada.

Mesmo com o baque do grave acidente de Kubica no Rally, que o retirou da temporada, a equipe continuou com o projeto focado e trouxe o experiente Nick Heidfeld – Alguém que realmente não deve decepcionar as esperanças de Eric Boullier.

O mais importante, porém, é que o R31 é forte – O melhor tempo nos combinados dos testes nunca baixou do 6º lugar, o que mostra uma estabilidade e competitividade que são conquistadas testando o maior tempo possível todas as mudanças neste ano. Quanto mais testes, mais conhecimento.

O escapamento inovador também foi uma ideia inteligente e que trouxe seus resultados, mas sabe-se que para tentar brigar por algo será preciso ter um ritmo fortíssimo, algo que ainda não parece estar ao alcance do R31 – Mas senão está com chances de bater Ferrari ou Red Bull, é muito provável que faça competência com McLaren e Mercedes.

O que deve ser interessante é justamente a briga interna – Petrov apesar de ainda novo já está na segunda etapa de trabalho com a Renault, enquanto Nick, mesmo piloto rodado, começa o desenvolvimento agora – E de uma forma bastante incomum.

Particularmente acredito que Heidfeld vencerá Vitaly sem maiores problemas, mas também é provável que o russo comece a melhorar o sue nível – Isso, claro, e tiver o  bom carro que a Renault mostrou na pré-temporada.

Estatísticas na pré-temporada:

  • Voltas e quilometragem total: 1127/5035
  • Melhor tempo em Valência: 1º, Kubica (1:13.144)
  • Melhor tempo em Jerez: 3º, Heidfeld (1:20.361)
  • Melhor tempo em Barcelona 2: 5º, Petrov (1:23.463)
  • Melhor tempo em Barcelona 2: 6º, Heidfeld (1:22.073)

MERCEDES

O nível da Mercedes em 2011 é excelente – A estável pré-temporada, onde depois de Valência o melhor tempo não baixou do 2º lugar, dá a impressão que o W02 é um carro com potencial, e, principalmente, bem nascido. E Schumacher chega a Melbourne como o primeiro em Barcelona.

O interessante é que a equipe de Brackley começou o ano com vários problemas e pouca rodagem – Mas os ultrapassou com muito trabalho e obteve resultados, o que é mais do que positivo para quem visa a vitória.

Com base nos dados da pré-temporada, não seria nenhum exagero dizer que a Mercedes pode ser a terceira força – no momento – para o GP da Austrália. A animação de todos na equipe é clara e com Schumacher exclamando que pode lutar por vitória fica claro que o W02 é um bom carro.

Se assim for, será de se destacar, já que evoluir um carro de um ano para o outro e melhorá-lo desta forma não é das tarefas mais fáceis – tanto que a McLaren aparentemente piorou.

A respeito da briga interna, ela promete ser muito mais excitante do que em 2010. Tanto Rosberg quanto Schumacher mostraram um bom feeling com o carro, ma so principal é que Schummy está em muito melhor forma – Tudo o que a Mercedes (E a F1) querem para aumentar seu público.

Estatísticas na pré-temporada:

  • Voltas e quilometragem total: 1286/5778
  • Melhor tempo em Valência: 16º, Schumacher (1:14.537)
  • Melhor tempo em Jerez: 2º, Schumacher (1:20.352)
  • Melhor tempo em Barcelona 2: 2º, Rosberg (1:23.168)
  • Melhor tempo em Barcelona 2: 1º, Schumacher (1:21.243)


17 respostas para “Renault e Mercedes – Preview 2011”

  1. As duas equipes evoluiram bastante, até agora. A Lotus Renault sofreu com a perda (se Deus quiser, temporaria) de seu melhor piloto, mas não pararam. O carro está desenvolvendo bem, e com bons tempos. Os pilotos estão se encontrando bem com o carro. Os dois andando sempre na frente, dando trabalho.
    A Mercedes também parece ter um bom carro em mãos, dando trabalho com os dois pilotos à Ferrari. Duvido que lutem por vitórias, mas pódios é provável. Schumacher parece ter melhorado, e agora Rosberg, que ainda não me mostrou ser um bom piloto, vai ter que ralar para acompanhar Schumi.

    1. Será interessante ver também como ficará na Mercedes o duelo Schumacher x Rosberg – Ou seja, se a equipe ficará do lado de alguém ou não. Porque Schummy vem forte.

      1. Se ano passado, com Rosberg destruindo ele, Schumacher foi privilegiado. Não vejo motivos para isso não acontecer em 2011.

      2. Não tenham a menor duvida, que o Schumacher sera o favorecido. Mas, tera de mostrar serviço, senão……..

  2. A Lotus/Renault, teria otimas chances de dar a volta por cima, caso seu piloto principal fosse Kubica. Agora, ficam apenas duvidas, piloto por piloto, a Lotus perdeu muito, nem os treinos com bons tempos, me dão segurança para achar, que o projeto não ira naufragar, já que a distancia que separa o anterior e o atual piloto da Lotus é abissal.

  3. Me anima a motivação do Schumacher. Quanto a Lotus Renault, acho que vão sentir a falta do Kubica, mas aparentemente tem um ótimo carro.
    Que ansiedade!

  4. Não vejo tanto favorecimento assim para o Schumacher em 2010 na Mercedes. Mas vale salientar que além de nas ultimas provas do ano o ritmo do heptacampeão veio melhorando consideravelmente, é sabido que Schummy sempre teve uma incrível capacidade de adaptação e manejo de aparatos eletrônicos nos seus bólidos. Então esse ano, com mais botões de Kers e ATM, além da melhor adaptação aos pneus Pirelli… Promete!!! Que venha a temporada de 2011.

  5. renault e mercedes vão brigar sim pelas primeiras posições, eu acho que renault sai em desvantangem pelo fato de ter perdido seu melhor piloto para a temporada, mais creio que nick heidfeld vai fazer um grande trabalho.

    No caso da mercedes, eu nunca vi o senhor ”dick shummi heptacampeão ” tão inspirado a fazer boas corridas e voltar o lugar mais alto do podio, Sinceramente acho que rosberg fará uma temporada tranquila, mais com mta competitividade em relação ao companheiro de equipe.

    Dois carros e duas equipes que tem tudo e mereçem estar no lugar mais alto do podio, mais tem que trabalhar muito, porque RBR e Ferrari estão com a faca é o queijo na mão..

  6. A Mercedes parece estar melhor que ano passado, enquanto a Renault (Lotus) mostrou que está melhor em relação ao ano passado. Até agora, a McLaren parece ser a grande incógnita, pois os pilotos não se mostraram otimistas em relação ao desempenho do carro em distâncias mais longas.

    Os alemães parecem estar em boa forma, com Schumacher mais adaptado ao time comandado pelo seu colega de Benetton e Ferrari, Ross Brawn. Acho que os times prateados (McLaren e Mercedes), caso não façam frente a Red Bull e Ferrari no princípio do ano, evoluirão ao longo da temporada, podendo até contribuir na decisão do título.

  7. Essa temporada tem tudo para ser demais. A julgar pela pré-temporada, a disputa pelo Q3 será disputadissima. Na briga estão Red Bull, Mclaren, Ferrari, Mercedes, Lotus Renault, Williams, Sauber, Str e de vez enquando a Force India. Assim tem 18 pilotos na briga por dez vagas. O Q2 será agitadissimo.

  8. Me parece que a Mercedes esta relativamente perto da Ferrari e deve ficar entre a 2ª e 3ª força, agora a Lotus deve começar bem (mas não no nivel da Mercedes e Ferrari), mas não acredito numa evolução tecnica consistente ate o fim da temporada, isso sem contar que a dupla de pilotos não é ruim, mas esta longe do nivel das principais equipes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s