Os dois treinos livres desta madrugada em Shangai nos mostram a realidade como já a conhecemos: Red Bull e Vettel na frente. Mas não necessariamente por Seb ter liderado ambas sessões, teremos que esperar mais uma Pole e vitória do RB7 – Em tese, os bons motores Mercedes, o qual McLaren, Mercedes e Force India estão equipadas, prometem ser, pelo menos, a esperança da equipe de Woking para este fim de semana.
O tempo de Vettel é expressivo (1:37.688), mas outros três pilotos terminaram no mesmo segundo, mais especificamente 0.255 atrás da sua marca: A dupla da McLaren e Rosberg, com seu W02. Não por coincidência, Schumacher aparece em 4º, aproximadamente 4 décimos atrás do Red Bull.
A diferença toma forma a partir de Massa, já na casa dos 1:38.5, onde lhe seguem Sutil (em uma ótima posição comparando ao rendimento do VJM03 até aqui) e os dois carros da Renault, com Nick e Vitaly, nesta ordem.
Mas, e o que isto tem de relevância para o Qualifying? Se formos analisar, quase nenhuma, afinal o uso dos pneus, duros e macios, acertos de volta e condição do clima são essenciais para o andar do Q3. Tradicionalmente, porém, quem sair primeiro e marcar volta tem um peso a menos nas costas. Este foi o caso de Vettel em Sepang, e, em contraponto, a Ferrari se arriscou, pela falta de pneus macios já usados no Q2, a dar para Alonso e Massa uma única tentativa de marcar tempo.
O FP2 traz duas referências: Vettel em primeiro e o bom rendimento dos motores Mercedes, fato induzido pelas longas retas que exigem força do motor, visto que entre os 7 primeiros, 5 carros estão equipados com os propulsores alemães – Com exceção do Renault de Vettel e o Ferrari de Massa. Para a classificação, somemos Webber e Alonso e deve estar formado, teoricamente, o pelotão dianteiro.
O equilíbrio do carro e funcionamento dos freios em ótimo estado, além da asa móvel e Kers em andamento, é fundamental para que as equipes que tem chances da Pole possam conquistá-la.
O FP3, pouco antes da hora decisiva, pode abrir este panorama. No momento a Red Bull é favorita, mas eu não descartaria a McLaren e uma eventual surpresa da Mercedes – Pelo menos para a segunda fila.
A Ferrari ainda passa por alguns problemas técnicos envolvendo o túnel de vento, sendo que Fernando teve seu treino comprometido por complicações no sistema hidráulico. Apesar disso, parece haver um otimismo entre o pessoal de Maranello. Uma coisa, pelo menos, é clara: Se na China o rendimento do 150 foi ruim, será necessário enfocar para outros horizontes.
Com algumas horas para o último livre, quais são suas visões para o Q3 na madrugada? A sessão de comentários é de vocês.
Acho que tem uma chance de pelo menos 80% de dar Sebastian de novo. Mas dessa vez penso que vai ser mais suado.
A grande expectativa está para saber como se sairá a Ferrari. Eu imagino que dessa vez, sem problemas com o carro, Fernando deve andar mais par a par com o Felipe. É certo que no mínimo, o Dom Fernando deve estar muito indignado com essa situação, rs!
Bom fim de semana a todos e torcendo para que tenhamos uma excelente corrida!
Provavelmente, mas o FP3 estará para – em teoria – melhorar esse cenário. A Ferrari deve estar atrás de Red Bull e McLaren, com o detalhe que Mercedes e Renault não vão deixar um suposto quinto lugar muito fácil.
E ae Tomás, blz?
Espero no mínimo que a classificação seja parecida com o que já vimos, espero, mas não torço por isso….
Se não for Vettel, acho que será ou Webber, mas pelo o carro, ou o Hamilton, que vem mostrando um otimo serviço, levando em consideração a situação da Mclaren em relação a RBR.
Sobre a Ferrari….dificil, o carro não vai, e não tem o que Alonso e Massa fazer.
Agora nos resta esperar mesmo…sabe…
Flw ae, até mais.
Apenas por curiosidade, nosso post do “segredo” da Red Bull teve repercussão na Itália, como vemos no 3º comentário deste blog da terra da Ferrari: http://www.blogf1.it/2011/04/14/newey-e-la-rb7-tolgono-il-sonno-agli-avversari/
Parabéns Tomás! Repercussão internacional merecida, o post foi muito bom. Abs!
Será que a nova asa do Alonso fará diferença? …O Massa é o Webber de 2010… 2º piloto.
Não se sabe se ela teve um bom rendimento – parece que não – Veremos se Alonso a usará novamente neste FP3.
Que horas é o treino classificatório???
3 da manhã, em Brasília.
Valeu…