Massa continua no “caminho vermelho”

Como era previsto – tendo em vista a maioria das especulações sem fundamento que circularam nos últimos dias, sugerindo substitutos de Felipe na Ferrari em 2012- o presidente da Scuderia, Luca di Montezemolo, teve que desmentir os rumores. Em resposta afirmativa à CNN, que questionava pela permanência de Massa, Luca respondeu:

Sim. Sim. Ele tem um contrato conosco neste ano y para o ano que vem também, portanto absolutamente sim, não há dúvidas a respeito.

Realmente não há muito o que dizer, afinal, quantas vezes já foram colocados substituto no lugar de Felipe na Ferrari desde 2006? A verdade é que mesmo parecendo o contrário certas vezes, Massa tem um bom lugar na Scuderia para usufruir, afinal as chances de sempre garantir pontos e aspirar pódios ele deverá ter. Já tem todo um trabalho desenvolvido faz anos e uma troca agora não seria errada, mas talvez não seja isso o que ele deseja.

Se muito já foi dito sobre o objetivo da Ferrari em ter Massa como escudeiro de Alonso – Luca se rasgou em elogios ao espanhol e o quer por muitos anos na equipe -, tudo está mais calmo atualmente, e se formos ver, Felipe, em termos de rendimento, está bem mais próximo do que em 2010. É isso o que a Ferrari precisa: Dois pilotos competitivos e que consigam o maior número de pontos possível.

Claro que, e isso não é segredo, a Ferrari tem uma “queda” por Alonso antes mesmo de contratá-lo e por natureza ele é o líder da equipe – Até Massa provar o contrário.

Como eu disse antes, a Ferrari é um bom lugar para Felipe em termos técnicos, mas se vermos toda a politicagem e favorecimentos em volta de Alonso, (não que sejam ilegais, afinal no ano passado Fernando já dispunha uma grande vantagem para Massa e era superior em todos os aspectos), é um local saturado, e sabendo-se que com o status de segundo piloto, mostrar serviço é mais complicado.

Pelo visto Felipe terá muitas mais corridas na Ferrari pela frente, dependerá dele mostrar a que veio em 2011.

Permanece, claro, já que sei que a pergunta a seguir é um assunto interessante que já foi falado aqui – mas não com o post redigindo este tema -, é: Massa realmente deve continuar o caminho vermelho?

A sessão de comentários é de vocês.

16 respostas para “Massa continua no “caminho vermelho””

  1. Torço muito pra que ele “vaze” da Ferrari, ouvi uns boatos ai que a Renault procurou o empresario do Massa para uma conversa, seria uma boa. Mas como torcedor gostaria de ver ele em uma Mclaren ou quem sabe em uma RedBull… Cpts

  2. É uma questão difícil.Pq não adiantaria nada ser primeiro piloto de uma equipe q não pode lhe dar um carro competitivo, mas, se vier uma boa oportunidade tá mais do q na hora de sair da equipe do italiano(lê-se espanhol também).

  3. To junto do meu xará, Lucas – SJC. Massa tem logo que sair da Ferrari. É melhor ele ir para a Renault, que já disputa pódios, e ter algum reconhecimento, do que ficar na Ferrari do jeito que está.

      1. Segundo “boatos” a Renault estaria buscando alguém pra substituir Kubica, pois, segundo os primeiros laudos médicos sua recuperação não está sendo tão satisfatória quanto o esperado…

      2. E se ele não fosse pro lugar de Kubica, acho que a Renault mandaria Petrov longe.

      3. “Segundo “boatos” a Renault estaria buscando alguém pra substituir Kubica, pois, segundo os primeiros laudos médicos sua recuperação não está sendo tão satisfatória quanto o esperado…”

        Mas isso tem uma fonte confiável? Boullier foi visitar Kubica e a recuperação está indo muito bem.

      4. Para o lugar do Petrov compensaria mais para a Renault usar algum de seus pilotos de teste( Lê-se Bruno Senna).

  4. Considerando que duvido que McLaren ou Red Bull venham a contrata-lo, ficar na Ferrari ainda é a melhor opção para Massa, na minha opinião. Isso porque é uma equipe que pode se recuperar no campeonato e lhe entregar um carro competitivo. Mesmo assim duvido que vá superar Alonso que, além de ser melhor piloto, ainda tem a preferência da equipe.
    Outro ponto a favor de continuar no time de Maranello é a grana. Duvido que outra equipe o pagaria melhor. Queira ou não queira, ele pensa nisto também.
    Durante a entrevista, quando o repórter perguntou a Luca di Montezemolo se ele estava satisfeito com seus pilotos, ele realmente rasgou elogios ao Alonso, como o Tomás escreveu. Falou com muita satisfação a respeito do espanhol. E depois, quando perguntado se o futuro de Massa estaria garantido na Ferrari, ele disse “sim”, mas foi bastante sucinto na sua explicação: “Ele tem um contrato conosco para este ano e o próximo, então sim.”
    No meu ver, se houver uma cláusula de desempenho no contrato do Felipe (e deve haver) e ele não a alcançar, o senhor Luca terá a justificativa para substituí-lo no time e nem precisa se preocupar com o que falou à CNN. Massa pode ter contrato até 2012, mas o que deve garantir ou não sua permanência na Ferrari é o seu desempenho neste ano.

  5. Entre correr na Ferrari e voltar para casa, eu optaria sem duvida nenhuma por voltar para casa. Mas, eu não sou o Massa, não sou eu, quem vive da adrenalina das corridas. Dinheiro, o cara já ganhou o suficiente, para se manter por duas ou tres gerações de perdularios filhos e netos, mas a adrenalina, seja de Ferrari, ou de Hispania, essa ninguém pode substituir e nós, pobres mortais, não temos nem a mais vaga idéia do que seja, portanto, essa é uma decisão, que cabe tão somente ao piloto e a ninguém mais, nem mesmo os parentes mais proximos, devem interferir em uma decisão, que diz respeito a alma do piloto, a sua essência como ser humano. Nem tudo na vida é dinheiro.

    1. Na verdade, alguns gostem ou não, Massa é um Barrichello na Ferrari, e se pra ele tá bom deste jeito, quem sou eu prá contestar?.
      Depois dessa declaração de Montezemolo dizendo:
      “Claro que, e isso não é segredo, a Ferrari tem uma “queda” por Alonso antes mesmo de contratá-lo e por natureza ele é o líder da equipe – Até Massa provar o contrário.” …eu não tenho mais dúvidas de que se Massa pensa em ser campeão algum dia, tem que sair da Ferrari.

  6. Acho que por enquanto a Ferrari é o melhor lugar para o Felipe estar. Se fosse assim, só se fosse para um Red Bull (a McLaren é ainda mais difícil com a harmonia em que Jesson e Lewis vivem lá). Mas esse ano não seria bom para mudar, só lá para o ano que vem!
    Deus abençõe a todos!

  7. Eu acho que o Massa não deve cobiçar outra equipe. Se foi “aqui” que sofreu sua maior queda, “aqui” tem a obrigação de se reerguer. Que fique na Ferrari enquanto estiverem dispostos a tê-lo na equipe, ou aceite uma eventual (e até onde sei, improvável) proposta da Red Bull. Acho que poucos na F1 sabem das qualidades do Felipe (não só na pista), e por sorte a Ferrari parece saber.

  8. Se é bom ou ruim para Felipe, isso depende das opções que ele tem para o futuro. No lugar dele, mesmo estando com Alonso, só largaria a Ferrari se fosse por um bom contrato na Red Bull, Mclaren ou Mercedes. Pra mim a Renault ainda não tem cacife de equipe Top, ela é uma equipe em crescimento que acertou a mão no carro desse ano.

  9. Acho que Felipe deve buscar o carro mais competitivo possível para 2012-2014. Se isso significa ficar na Ferrari, o que eu, pessoalmente, duvido, que seja.
    Acho que a Ferrari não chegaria ao ponto de eleger um favorito antes da primeira qualificação da primeira corrida de cada temporada. Felipe precisa de um pouco mais de concentração e empenho (e sorte) nas primeiras corridas da temporada. Arrancar na frente de Alonso em 2012, ou contar com revezes do espanhol em 2011 poderiam virar o jogo a favor de Felipe. Se ele se mantiver o mais próximo possível de Alonso e conseguir uma vitória que o coloque na frente, faltando 3 ou quatro corridas para o final, a Ferrari ainda privilegiaria Alonso?

  10. Para mim quem saiu perdendo foi Massa, que foi sondado pela Red Bull para lugar de Webber em 2012, mas a Ferrari faz com Massa o que fez com Barrichello, lhe prometeu e nao lhe deu: Iludindo com mt dinheiro e coisas como publicidade e outras coisas, e a vitoria e titulo que é bom o outro piloto numero 1 que foi o beneficiado!!! MASSA RENOVANDO COM A FERRARI, mostra que foi sim engolido pelo luxo de patrocinios e regalias que lhe a Ferrari da a um piloto da SCUDERIA!!! Quem ganha com isso é Alonso!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s