Se Vettel vencer…

Vettel marcou a Pole, mas nada está garantido…

Mônaco está aí e a “dura realidade” (para os rivais da Red Bull) continua: Mais uma Pole do alemão voador, Sebastian Vettel. Justamente estamos no circuito mais travado do campeonato e talvez em mais do que todos os outros, ser Pole desempenha um papel muito importante. Só no ano passado já corroboramos essa tese: Webber largou e chegou primeiro. O “problema” é que no caso de Vettel ganhar, o campeonato começará a tomar o rumo de “briga pelo vice”, relembrando os monótonos anos da era Schumacher.

A verdade é que Vettel está mais rápido, vencedor e maduro do que nunca: Não comete erros e leva os pontos necessários para casa. Anotou simplesmente 118 pontos de 125 possíveis em 5 corridas, e não compará-lo a Schumacher é quese uma heresia. Vettel chegou para marcar uma era e está colocando o papo da “F1 moderna e equilibrada” embaixo do tapete. Sorte para seus torcedores, azar para quem ainda quer ver emoção na luta pelo título – Como em 2010.

Claro que de emoção ninguém pode reclamar: As corridas estão muito interessantes e divertidas, movidas por um quebra-cabeça de estratégias fenomenal e onde tudo pode acontecer: Um erro pode jogar tudo fora. Mas justamente a Red Bull faz o papel de equipe perfeita e Vettel faz a sua parte, praticamente sendo uma máquina em pista. 5 Pole Positions em 6 treinos, 4 vitórias em 5 provas. Fantástico.

Se a fórmula do sucesso ainda não foi conquistada pelos rivais (e isso incluiu Webber), o jeito será correr atrás até virar o jogo (o que deve demorar). A Ferrari vinha empenhada nos livres mas fracassou hoje: Alonso larga em 4º muito insatisfeito e terá que repetir a fabulosa largada em Montmeló para sonhar com algo.

Button e Webber são potenciais candidatos, já que largam em 2º e 3º, respectivamente. Como já é óbvio, nem se precisa dizer o quão importante será a largada. Porém todos (no que se diz uma vantagem para vencer Vettel) tem um aliado: O Safety Car.

Como já vimos, todo o fim de semana em Mônaco foi bastante acidentado e seguramente na corrida o SC deverá aparecer pela 1ª vez no ano para embolar tudo. Aliás, foi ele quem ajudou Alonso a chegar em 6º depois de largar em último ano passado: Hulkenberg bateu no início e embolou tudo.

Um fator negativo para o equilíbrio é que Lewis largará apenas em 9º – Muito longe da ponta, e ele que justamente é o piloto mais “próximo” (41 pontos de distância) de Vettel na tabela. Mesmo assim deverá reservar um show a parte arriscando tudo.

Mas, aqui estaria a classificação dos 5 primeiros no campeonato se a corrida terminar como começar:

Pos Piloto Equipe Pts
1 Alemanha Sebastian Vettel Red Bull 143
2 Austrália Mark Webber Red Bull 82
3 Reino Unido Lewis Hamilton McLaren 79
4 Reino Unido Jenson Button McLaren 79
5 Espanha Fernando Alonso Ferrari 63

Vettel abriria a absurda de 61 pontos para o vice-líder (que agora seria Webber, seu team-mate), 20 pontos a mais do que a vantagem atual. Button tiraria os 16 pontos que está atrás de Lewis e iria empatar a disputa, com Hamilton levando vantagem pois venceu uma corrida. Alonso praticamente estaria fora da briga, com 63, 80 pontos distantes de Vettel, dependendo de um milagre para ser tri.

Seguramente a vitória de Seb (mais uma) seria outro balde de água fria na busca por emoção nesta temporada. Claro que o trabalho que ele a Red Bull estão desempenhando é belíssimo e toda vitória é mais do que merecida, mas pelo menos se o triunfo for suado, já vale o acordar cedo neste domingo.

Assim esperamos que seja, uma boa corrida e imprevisível que nos deixe apreensivos pelas duas horas contáveis.

11 respostas para “Se Vettel vencer…”

  1. É duro de imaginar que na 5º etapa do campeonato, já estamos praticamente riscando o 5º dos possiveis campeões. É uma grande ironia, já que é a temporada mais movimentada da F1.
    Pra amanhã acho que Vettel toma a ponta, e Webber passe Button na largada. Alonso se mantém ali, e sofre pressão de Massa, que passa Schumi na largada. Hamilton vem babando, como um louco, e tira Maldonado da prova, e compromete muito sua própria corrida. [Mãe Diná ON]

    1. Boas previsões, Lucas!
      Mas não vai ter nenhuma anormalidade? Monaco sempre tem… lembra que ano passado esqueceram uma tampa na entrada de ar do carro do Button?

      1. Pode ser, mas mais para frente. Isso é no máximo em uma volta.

  2. Bom, alguns ainda duvidam da capacidade de Vettel.

    Diziam que Mônaco era o único circuito onde a RBR não leva grandes vantagens porque a aderência é mecânica e não aerodinâmica.

    Falaram também que, por este motivo, o que manda em Mônaco é o braço do piloto e não o carro, pois só os que andam no limite extremo conseguem se dar bem.

    Teve muita gente acreditando que Alonso iria arrepiar na qualificação, humilhando o sortudo Vettel e seu carro mágico.

    Talvez esqueceram da barbeiragem do Alonso ano passado.

    O fato é que eu, apesar de não gostar, reconheço Alonso como piloto tão bom quanto Vettel, não no momento, mas capaz de lutar com ele em condições mais favoráveis. Hamilton também é um dos que podem ameaçar.

    Entretanto, para muita gente que se acha entendido de F1, Vettel é apenas um alemão sortudo que nunca demonstrou qualidade para estar onde está.

    Vai entender essa gente.

    1. Com certeza dessa vez o braço do Vettel tambem participou e muito da pole e com certeza da corrida. Monaco exige braço e risco, sem isso não da para fazer o que o Vettel fez. Pode ter certeza, que o Vettel usou o braço, mais que em qualquer outro autodromo do calendario. Por isso Monaco é tão bom, principalmente os treinos, onde o piloto vai ao limite, arrisca mais, e os bons, sempre se dão bem num circuito assim. Acho, que ninguém duvida, que Vettel é o “cara”.

  3. Parece-me que a Red Bull não mostra seu potencial nos treinos livres. Deixa para a classificação. Na quarta, Alonso deveria estar no “limite extremo” (expressão paradoxal rsrsrsrs), enquanto Vettel não.

  4. Heeeeeeeeeeeeeee Vetel, realmente voce esta arrazando os coraçoes de alguns torcedores carentes de um idolo , vou secar o alemao amanhã, em prol dos meus palpites no bolao , rumo ao topo
    Cassius qualquer dia desses eu vou te contar a piada da galinha !!!!!!!!!!

  5. Mais tenho de agradecer pela poli , ja valeu 02 pontinhos no bolao.
    falando serio acho que o segredo da RBR do VETEL é um piloto automatico que tem ali e ele so fica imcumbido de falar no radio com a equipe pra disfarsar. isso é que é tecnologia , so nao deu certo na China por que eles erraram na programaçao da corrida, mais isso acontesse é normal.
    tem gente ate com medo de arriscar no bolao !

    1. Mete o pau mas é cagão…rs!!!

      Na hora do vamos ver arrega e aposta no alemãozinho voador.

  6. Se o Vettel ganhar, a F1 já começa a tomar um rumo ‘Schumacher 2002’.

    Alguém aqui, “fã de F1”, quer assistir as últimas corridas já sabendo quem é o campeão?! Eu, não! E creio que ninguém quer.

    Portanto, ‘Muro’ está para ‘Vettel’, assim como ‘Sol’ está para ‘Amarelo’. (Mau, muito mau, hehe)

    OBS: Mas o Alemão merece vencer, não erra, é rápido e tem um carro fantástico.

  7. Cassius , procurei sua aposta mais nao encontrei, tava esperando o final do treino pra apostar?
    Minha aposta na poli é no melhor carro mais se voce dar uma olhada , na corrida eu apostei no Hamilton. se quizer pode copiar ta em tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s