Qualifying sensacional que terminou agora pouco em Silverstone com uma Pole Position totalmente merecida do ‘velho’ Mark, que já vinha fazendo um belo fim de semana. Um primeiro tempo que esteve apenas 32 milésimos abaixo da marca de Sebastian: 1:30.399 contra 1:30.431. O mais interessante é a proximidade de Alonso aos tempos dos RB7: Com 1:30.516, Fernando se mantém como uma forte ameaça ao domínio da Red Bull amanhã.
E inclusive Felipe pode ser considerado um rival perigoso, afinal correu todo o fim de semana no mesmo ou melhor nível que Alonso (como no caso do Q1 e Q2) e está rápido. Terminou quase seis décimos atrás de Fernando pois não conseguiu acertar uma volta ótima, mas geralmente Felipe se destaca em ritmo quando a Ferrari não erra com ele – Algo difícil de que não aconteça.
Essa tese tem como base a ‘melhora de rendimento’ da Ferrari em respeito ao ritmo de corrida: Geralmente melhor, o 150 consegue disputar os primeiros lugares. O problema sempre termina sendo alguma estratégia errônea ou pit stops demorados, que jogam qualquer chance de bater a poderosa Red Bull nos ares.
De qualquer forma, fora algum fator extra (como a chuva, que foi decisiva hoje), será interessante ver o duelo entre Red Bull e Ferrari pela vitória, justamente em um circuito onde, no papel, não era para ser tão positivo para a Scuderia. Uma prova que as melhoras tem seus efeitos.
Quem esteve muito fraca hoje foi a McLaren, sendo apenas 5º com Jenson (distante até de Massa) e 10º com Lewis, que realmente teve um treino complicado e com a chuva indo e voltando, não teve chances de se recuperar. É claro que o fato de ter o mando na sua volta no Q3 com pneus usados em um momento onde a pista estava seca aqui e molhada lá não era a melhor estratégia.
__________________________________________________________________________
A volta da Pole:
__________________________________________________________________________
A grande e grata surpresa do dia foi o espetacular 6º posto do ‘piloto da casa’, o inglês (ou melhor, escocês) Paul di Resta, colocando a Force India em uma bela posição para sonhar alto amanhã. De todos os m-odos, Paul já se mostra uma futura estrela a cada corrida, porém com um carro limitado.
A Williams, surpreendentemente, mostrou estar forte e pôs Maldonado num incrível sétimo lugar – Rubens poderia ter passado ao Q3, mas segundo ele o tráfego acabou o freando e o 15º lugar é o que há. Pastor já vence Rubens por 5 a 4 na disputa de classificação.
Kobayashi, sendo outro dos que acertaram voltas no momento ideal em pista, larga 8º, enquanto uma Mercedes mais debilitada (assim como a Renault), larga apenas em 9º com Nico e em 13º com Schumacher.
Grid de largada:
Pos | No | Piloto | Equipe | Q1 | Q2 | Q3 |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | ![]() |
![]() |
01:32.670 | 01:31.673 | 01:30.399 |
2 | 1 | ![]() |
![]() |
01:32.977 | 01:32.379 | 01:30.431 |
3 | 5 | ![]() |
![]() |
01:32.986 | 01:31.727 | 01:30.516 |
4 | 6 | ![]() |
![]() |
01:32.760 | 01:31.640 | 01:31.126 |
5 | 4 | ![]() |
![]() |
01:34.230 | 01:32.273 | 01:31.898 |
6 | 15 | ![]() |
![]() |
01:34.472 | 01:32.569 | 01:31.929 |
7 | 12 | ![]() |
![]() |
01:32.702 | 01:32.588 | 01:31.933 |
8 | 16 | ![]() |
![]() |
01:34.324 | 01:32.399 | 01:32.128 |
9 | 8 | ![]() |
![]() |
01:34.186 | 01:32.295 | 01:32.209 |
10 | 3 | ![]() |
![]() |
01:33.581 | 01:32.505 | 01:32.376 |
11 | 14 | ![]() |
![]() |
01:34.454 | 01:32.617 | |
12 | 17 | ![]() |
![]() |
01:34.145 | 01:32.624 | |
13 | 7 | ![]() |
![]() |
01:34.160 | 01:32.656 | |
14 | 10 | ![]() |
![]() |
01:34.766 | 01:32.734 | |
15 | 11 | ![]() |
![]() |
01:33.532 | 01:33.119 | |
16 | 9 | ![]() |
![]() |
01:35.132 | 01:33.805 | |
17 | 20 | ![]() |
![]() |
01:34.923 | 01:34.821 | |
18 | 19 | ![]() |
![]() |
01:35.245 | ||
19 | 18 | ![]() |
![]() |
01:35.749 | ||
20 | 24 | ![]() |
![]() |
01:36.203 | ||
21 | 21 | ![]() |
![]() |
01:36.456 | ||
22 | 25 | ![]() |
![]() |
01:37.154 | ||
23 | 23 | ![]() |
![]() |
01:37.484 | ||
24 | 22 | ![]() |
![]() |
01:38.059 |
__________________________________________________________________________
Com a previsão dando conta de sol amanhã, a única variável possível para que tenhamos alguma emoção será a Ferrari encostar na Red Bull – Ou se a McLaren se recuperar repentinamente, com Button. E sem esquecer de Lewis, que atrás, deve marcar seu estilo voraz mais uma vez…
Basta que na corrida tenham as mesmas variações de chuva dos treinos… pronto! A corrida ficará eletrizante.
P.S. Não consegui achar em lugar nenhum informações sobre os trechos onde é permitido o uso do DRS. Alguém?
Acho q na reta depois dos “S’s”
Se não estou enganado, após sair da curva 4. A FIA, proibiu o uso da asa movel, quando o carro estiver com pneus de chuva.
É na reta Wellington, depois da curva 4, como disse o Newton, aquela curva fechada.
Exato, os pilotos a poderão usar 45 metros após a curva 4, sendo que a linha de medição está a posicionada a 25 metros da curva 3.
Um gráfico para entender melhor:
O complicado desse ponto é fazer uma curva, por mais sutil que seja, com a asa aberta.
A curva 5 é bem aberta e de alta, os carros vem a 200 km/h de 4 pra 5 marcha, dá pra fazer tranquilamente a curva com a asa aberta, mas se for o caso, passa a curva e abre a asa.
As surpresas positivas, foram a Force India e Willians, as negativas, Mercedes e Mclaren. Vamos aguardar, para ver o que a corrida nos reserva.
Maldonado terceira vez no ano entra para o Q3, deixando Rubinho outra vez na frente das câmeras com cara de BUNDA!
Destaque: Di Resta, Maldonado e o sempre bom Kobayashi, todos conseguiram tirar tudo do carro!
Vexame foi uma baciada:
Michael Schumacher
Lewis Hamilton
Vitaly Petrov
Nick Heidfeld
Chorão Barrichello, sempre jogando a culpa nos outros…
Webber corre bem em Silverstone. Venceu ano passado, esse ano é pole… Ferrari melhorando mais por conta da nova regra do que qualquer outra coisa.
Tomás, você nem citou Massa, que andou quase todo o fim de semana na frente de Alonso (somente no TL3 foi superado), e que no qualify estava novamente mais rápido que Fernando, liderando o Q2, mas como sempre não conseguiu uma bola volta no Q3. Mas tem que ser levado a sério para amanhã.
Desculpe Lucas, como no final sempre edito o texto, muitas vezes ‘corta’ alguma parte, mas já atualizei. Obrigado 😉
Beleza, sem problemas.
A Ferrari já era esperado um passo a Frente, pois não teve um carro nascido para difusor aquecido e não conseguiu implementar isso durante a temporada, ou seja focou em outras areas e teve aquela ajudinha de sempre da FIA, ainda perde nos treinos, mas na corrida melhora muito e com essa proximidade vai dar trabalho amanha, os treino foi marcado por uma pista instável, merito pra quem soube extrair um tempo bom em um ambiente adverso, amanhã se tiver seco, vamos ter de cara uma largada com Hamilton em 10º e Maldonado em 7º com Koba no meio deles, então teremos bons pegas desde o inicio, a Maclaren confirmou que tem um carro ruim, que andava muito com uma cópia bem sucedida do difusor aquecido e o melhor motor da categoria o Mercedes, aposto que que eles forma o que mais perderam.
A FIA com essa palhaçada anti RBR parece que vai deixar as coisas mais fáceis, A Maclaren era a segunda força, agora inverte com a Ferrari que tem mais ponto pra remar que as Maclarens e ainda por cima não conseguiram fazer o RBR ficar atras dos seus concorentes, “O tiro parece ter sido no pé”.
Treino ‘normal’, a única surpresa foi a McLaren. Muito ruim!
A FIA deve estar se roendo de raiva, hehe
Reginaldo Leme: O Massa andou a frente do Alonso a semana inteira. Quase sempre é assim.
FATO: 9 x 0 para Alonso em Classificação.
Essa Globo me mata de rir 😀
Mas o Massa só andou atrás do Alonso no TL3 e no Q3. Ele não consegue ir bem no Q3, porque no Q1 e Q2 ficou 1 décimo na frente do Alonso.
Essas comparações são ridículas, de que adianta andar na frente do Alonso o final de semana todo se no Q3 leva um pau S-E-M-P-R-E.
O Vettel apanhou do Webber ontem e hoje, mas não precisa ter uma bola de cristal pra saber que se ele tivesse mais uma chance com pista seca no Q3 tinha feito a pole. FATO
O Alonso deve rir de nós brasileiros, “O MASSA ANDOU NA FRENTE DO ALONSO” “O MASSA VEM FORTE NESSE GP” “O MASSA TEM CHANCE DE FICAR A FRENTE DO ALONSO” ai na hora H ele vai lá e bota o Massa pra baixo na tabela sem dificuldade alguma, o Alonso tem uma briga com a Red Bull, ganhar do Felipe no qualify é consequência!
Poderia cair uma chuvinha na hora da corrida para dar mais emoção. A vitória ficará entre o Vettel e o Alonso. A McLaren foi muito ruim, principalmente com Hamilton.
Acho que vou me dar mal no bolão mais uma vez.
Dizer o que do Rubinho?! É incrível, e ainda tem quem o defenda. shuashuashua!
Parabéns para o Paul de Resta e o Kobayashi.
Aí o Webber acaba com o meu bolão !
Aí o Webber acaba com o meu bolão ! (2)
A FIA agora colocou na mão das equipes a decisão sobre os difusores para o resto do campeonato, Alonso falou que não foi a RBR que regrediu mas a ferrari que evoluiu, assim a Ferrari tem que ser a favor da regra como estava, essa eu quero ver.
o treino classificatorio de Silverstone veio e passou e a tão esperada reviravolta não aconteceu, a RBR continua senhora absoluta nos treinos, e as mudanças que esperava-se prejudicassem mais a equipe dos energeticos realmente o fez, mas não na 1ª equipe na 2ª equipe, a STR deu mais um passo em direção ao fundo do poço e hoje nenhum de seus carros passou para o Q2 fincando ambos atrás da lotus de Kovalainen que, salvo engano, foi o primeiro dentre os pilotos das equipes de F0,5 a passar para o Q2.
Eu prefiro tomar pau do Rosberg que do novato Maldonado, com Rosberg esta tudo em casa, é alemão…
É um alemão te enfiando o salsichão.
Você tem razão!
O Massa fez o possível naquela disputa com o Lewis. O Inglês poupou o carro, mas na ‘hora H’, forçou tudo e mais um pouco.
Explicando o ‘erro’: É que o Felipe anda tão mal nos últimos tempos, que isso me deixa um pouco “violento” com ele, rs
Abs.