Murilo Rocha: Talento do Kart e o futuro do automobilismo brasileiro

Imagem: Jornal Cruzeiro do Sul

Em novembro de 2020, ocorreu o Grande Prêmio da Turquia, que foi emblemático para Lewis Hamilton. Ao conquistar seu sétimo título e se igualar a Michael Schumacher, disse “Essa é para todas as crianças que sonham com o impossível! Vocês também podem conseguir”.

A frase dita pelo piloto, já foi utilizada em muitos discursos e tornou-se uma palavra de força para todos, principalmente a juventude preta. Muitas dessas crianças querem seguir os passos do britânico, que já passou por diversas dificuldades na ao longo de sua carreira, assim como o jovem talento do kart brasileiro, o piloto de kart Murilo Rocha.

Natural de Sorocaba e fã do heptacampeão, todos o conhecem nas redes sociais como o “Murilo do kart”. Aos 12 anos, o jovem já coleciona conquistas como a Copa São Paulo KGV Rotax Micro Max de 2019, além da participação de torneios internacionais em Lonato, na Itália e Le Mans, na França. Com a ajuda de sua mãe Gislaine, ele topou conversar comigo sobre sua vida.

Imagem: Acervo Pessoal

JOY: Oi Murilo, muito obrigada por aceitar participar dessa entrevista. Gostaria de saber quando começou a sua paixão pelo automobilismo, e se houve influência dos seus pais ou descobriu sozinho. 

MURILO: Começou aos 4 anos de idade, no Kartódromo de Itú, desde então não parei! Não houve influência dos meus pais, embora eles gostem do esporte a motor.

JOY: Qual foi o sentimento de andar pela primeira vez de Kart? 

MURILO: O sentimento foi muito legal.

JOY: Quando você pensou em seguir a carreira de piloto? E como seus pais reagiram?

MURILO: foi logo nas primeiras corridas da mirim que o desejo de seguir no esporte aumentou. Foi normal, embora meus pais sempre me incentivam a praticar qualquer tipo esporte!

Imagem: Acervo Pessoal

JOY: Quais são os desafios em seguir o caminho do automobilismo? 

MURILO: O desafio maior seria financeiramente, pois o esporte a motor é muito caro e sem patrocínio fica um pouco difícil.

JOY: Você tem alguma ação que te mantém calmo antes de ir para a corrida? 

MURILO: Sempre fico com meu fone de ouvido curtindo a minha playlist.

JOY: Qual é o seu circuito favorito do kart? 

MURILO: No Brasil, Interlagos. Na Europa, Le Mans.

JOY: Qual foi a sua corrida favorita no kart? 

MURILO: Foi a de Le Mans, onde corri de Rotax.

JOY: Como é sua rotina entre a escola e seus treinos para as corridas? 

MURILO: No kart treino de duas a três vezes na semana. Estudo de manhã, minha agenda é toda programada. Tiro de uma a duas horas para fazer as lições de casa e trabalhos, além de fazer academia duas vezes na semana.

JOY: Você tem apoio de seus colegas da escola e de professores quando fala que quer seguir esse caminho? 

MURILO: A maioria não, pois eles não comentam o que faço e nem se interessam.

JOY: Nas redes sociais, você declara diversas vezes que é fã de Lewis Hamilton, quando começou a sua admiração por ele? 

MURILO: minha admiração começou quando ele tinha o Nico Rosberg como companheiro de equipe.

Imagem: Instagram

JOY: Você pretende seguir os passos do Lewis, na parte de se posicionar e defender causas sociais? 

MURILO: Sim.

O próximo desafio de Murilo esse ano será no kartódromo de Interlagos, na 8⁰ etapa da CSPLight de kart, no dia 10 de setembro. Será transmitido pelo canal do YouTube FATV às 8:00 horas e a entrada é franca. 

__________________________________________________________

Joyce Rodrigues é uma carioca de 19 anos, que está cursando o primeiro período de jornalismo. Ama escrever sobre esportes. A Fórmula 1 é uma das suas maiores paixões desde os seus 14 anos.

Deixe um comentário