O fim de uma era e a união de dois gigantes: Lewis Hamilton é confirmado para Ferrari em 2025

Frédéric Vasseur, Diretor de Equipe da Ferrari, e Lewis Hamilton em encontro casual pelo paddock. – Foto: Sky Sports.

O tão aguardado mês de fevereiro mal começou e os rumores já tomaram conta dos maiores canais e sites especializados em Fórmula 1. A notícia do dia? Hamilton na Ferrari para 2025 até, pelo menos, 2026. O que parecia apenas mais uma história da famosa silly season, foi confirmado na tarde do primeiro dia do mês de estreia da Temporada de 2024 da Fórmula 1.

A equipe do cavallino rampante que participa da competição desde 1950, agora tem a fórmula perfeita em mãos: o maior piloto da história, na maior equipe da história do esporte.

Resta saber se a equipe que constantemente comete gafes em seus pit stops e, principalmente, em suas estratégias entregará um carro competitivo para o piloto britânico, diferentemente da Mercedes, que nos últimos dois anos têm entregue carros “para serem esquecidos”, como disse o próprio Lewis Hamilton.

A equipe italiana que dispensa apresentações e que parece gostar de pilotos heptacampeões, como o alemão Michael Schumacher, que correu na Scuderia de 2000 a 2004, já conquistou em sua história 9.672 pontos e participou de 1.074 Grandes Prêmios, dos quais já ganhou 243, tendo sido campeã do mundial de construtores 16 vezes.

Lewis Hamilton, por sua vez, apresenta um currículo igualmente admirável. Com 4.639,5 pontos na carreira e tendo participado de 332 GPs, já liderou 5.455 voltas, ganhou 103 corridas e foi campeão do mundial de pilotos, oficialmente, por sete vezes. Na Mercedes são 82 vitórias, seis títulos mundiais e onze anos de parceria.

Com Hamilton na Ferrari, Vasseur terá em suas mãos uma equação que, se bem equalizada, poderá colocar a equipe italiana e o piloto britânico de volta ao topo da “categoria rainha” do automobilismo. Desbancando equipes que podem vir fortes nas próximas temporadas, como Red Bull, McLaren, Aston Martin e a própria Mercedes, claro.

No entanto, essa equação não será tão simples de ser resolvida. Haja vista, a equipe de Maranello ainda terá duas grandes pedras em seu calcanhar, as mesmas que têm acompanhado Hamilton nos últimos anos: Red Bull Racing e Max Verstappen. Ainda assim, o futuro poderá ser brilhante para a equipe e para Lewis se a Ferrari fizer o que tem feito no Campeonato Mundial de Endurance, onde conquistou vitórias importantes, como nas 24 Horas de Le Mans de 2023 — quebrando um jejum de 58 anos. Já na Fórmula 1 a equipe não ganha o campeonato de construtores há 16 anos e desde 2007 não vê um piloto seu ser campeão.

Com o anúncio oficializado, resta agora aguardar o que os deuses do automobilismo estão preparando para os próximos anos. Já podendo ter a certeza de que a temporada de 2024 e 2025 serão temporadas históricas, principalmente, fora das pistas; restando aos amantes do esporte torcer para o mesmo ocorrer dentro delas.

Segundo o piloto de testes da squadra rossa, Marc Gené, o SF-24 não só passa uma sensação bem diferente do carro do último ano, mas também foi “95% modificado”, afirma ele. Podendo ser a marca de um novo período para os tifosi.

Nos próximos dias novas notícias surgirão com o lançamento dos carros que disputarão o campeonato de 2024, dando largada para o início desta temporada que já promete ser icônica justamente por ser a última temporada da parceria entre Hamilton e Mercedes.

Algumas questões muito importantes surgem agora: Quem entrará no lugar de Hamilton? Qual será o futuro de Carlos Sainz? Seria a oportunidade perfeita para Mick Schumacher? Com um veterano ao seu lado, Leclerc ganhará ainda mais experiência? Certamente não teremos respostas por agora, mas fato é: estamos vivendo o fim de uma grande era. Será que também viveremos o nascimento de outra história incrível entre Ferrari e Hamilton?

____________________

Jorge Willian Ferreira Gonçalves é graduando em Relações Internacionais pela UFG, além de gostar de estudar e pesquisar sobre Leste-Europeu e Ásia Central, também é entusiasta da aviação e da Fórmula 1.

Um comentário em “O fim de uma era e a união de dois gigantes: Lewis Hamilton é confirmado para Ferrari em 2025

  1. Que cobertura textual fantástica! Um texto magnífico para anunciar a melhor notícia de 2024!

Deixe um comentário