Lando Norris vence o GP da Austrália e lidera o campeonato!

Corrida MALUCA em Albert Park, abrindo a temporada daquele jeito! Tivemos emoção até antes mesmo da largada, com piloto escapando e abandonando na volta de apresentação, e diversos acontecimentos: Batidas, vários Safety Car, chuva, ultrapassagens e muita emoção. Essa é a F1 2025!

RESUMO DO GP DA AUSTRÁLIA

Isack Hadjar abandona o GP antes mesmo dele começar.

A corrida começou agitada: Antes mesmo da largada oficial, na volta de apresentação, Isack Hadjar escapou e bateu sozinho, abandonando a prova antes dela começar. Por conta do ocorrido, a largada foi abortada e, com isso, uma nova volta de apresentação foi necessária, causando a diminuição de voltas oficiais do GP de 58 para 57.

Batida feia de Jack Doohan

Dez minutos depois a corrida começou de vez, mas a ação na pista durou muito pouco: Jack Doohan bateu feio e abandonou o GP na primeira volta. Alguns instantes depois foi a vez de Carlos Sainz: Batida e abandono.

Após o período de Safety Car, Norris, Verstappen e Piastri lideraram o pelotão. A partir da volta 12 a pista começou a secar consideravelmente, permitindo a liberação do DRS por parte da direção de prova. Na volta 18, após um descuido, Max Verstappen travou a dianteira e passou reto na curva, permitindo a ultrapassagem de Oscar Piastri.

A partir desse momento a McLaren começou a dominar completamente a corrida, abrindo cerca de 16 segundos de vantagem para Max Verstappen na volta 30. Na volta 31 Piastri se aproxima bastante de Norris, mas a McLaren pede para ambos manterem a posição.

Batida de Fernando Alonso

Na volta 34 Fernando Alonso bate forte e causa o Safety Car, causando o efeito dominó para todas equipes realizarem as suas paradas. A maioria optou pelos pneus duros de pista seca, exceto Bearman e Ocon. Porém, ainda sob o Safety Car, a dupla da Haas trocou para pneus médios. O Safety Car ficou durante várias voltas na pista, sendo a lentidão em retirar os carros ao longo do GP uma das marcas dessa corrida. Isso é algo que precisa ser melhorado urgentemente.

Momento em que Piastri vai parar na grama

Na volta 45 a chuva começou a apertar de vez, causando uma leve escapada de Lando Norris, seguida por uma escapada e rodada de Oscar Piastri, que acabou custando caro: O australiano caiu para a última posição. Nesse momento quase todas as equipes e pilotos decidem trocar para pneus intermediários rapidamente. A Ferrari, com Lewis Hamilton, acaba deixando essa decisão para a volta seguinte, o que faz Lewis liderar sua primeira volta oficial com a Ferrari (volta 46). Porém essa decisão se mostra errada, com Lewis sendo obrigado a parar na volta seguinte já que as condições de pista não eram viáveis para os pneus duros. Dessa forma ele perde várias posições e volta em P9.

Batida de Gabriel Bortoleto

Na mesma volta 47 duas batidas e abandonos simultâneos: Liam Lawson e Gabriel Bortoleto dão adeus à prova. Após todos esses incidentes, apenas 14 carros restavam na pista.

(AQUI você pode ver vídeos de todas as batidas desse GP da Austrália)

O Safety Car ficou até o final da volta 51, deixando Norris (P1) e Verstappen (P2) cara a cara para disputar a vitória. As últimas voltas do GP foram movimentadas, com várias ultrapassagens na pista, destacando-se a de Leclerc sobre Hamilton e a de Piastri também sobre Hamilton.

Norris e Verstappen disputam pela liderança da corrida

A pista foi secando e Verstappen se aproximou bastante de Norris, chegando até a ativar o DRS nas últimas voltas, porém a investida não foi suficiente para superar o rival: Vitória de Lando Norris no GP da Austrália, liderando pela primeira vez o campeonato de Fórmula 1 na sua carreira!

Menções honrosas para uma série de pilotos que estrearam muito bem nessa temporada: Russell e Antonelli (P3 e P4), Albon com a Williams num ótimo P5, Stroll fazendo uma corrida sem erros em P6 e Hulkenberg levando sua Sauber para um P7 espetacular.

A decepção: Ferrari (P8 e P10) e a Haas, que esteve a corrida inteira no fundo do pelotão, e, quando tentou algo diferente na estratégia de pneus acabou dando completamente errado.

RESULTADO DO GP DA AUSTRÁLIA

PosiçãoPilotoEquipeTempo
1Lando NorrisMcLaren1:42:06.304
2Max VerstappenRed Bull+0.895s
3George RussellMercedes+8.481s
4Kimi AntonelliMercedes+10.135s
5Alexander AlbonWilliams+12.773s
6Lance StrollAston Martin+17.413s
7Nico HulkenbergSauber+18.423s
8Charles LeclercFerrari+19.826s
9Oscar PiastriMcLaren+20.448s
10Lewis HamiltonFerrari+22.473s
11Pierre GaslyAlpine+26.502s
12Yuki TsunodaRacing Bulls+29.884s
13Esteban OconHaas+33.161s
14Oliver BearmanHaas+40.351s
NCLiam LawsonRed BullDNF
NCGabriel BortoletoSauberDNF
NCFernando AlonsoAston MartinDNF
NCCarlos SainzWilliamsDNF
NCJack DoohanAlpineDNF
NCIsack HadjarRacing BullsDNF

CAMPEONATO DE PILOTOS

PosiçãoPilotoEquipePontos
1Lando NorrisMcLaren25
2Max VerstappenRed Bull18
3George RussellMercedes15
4Andrea Kimi AntonelliMercedes12
5Alexander AlbonWilliams 10
6Lance StrollAston Martin8
7Nico HulkenbergSauber6
8Charles LeclercFerrari4
9Oscar PiastriMcLaren2
10Lewis HamiltonFerrari1
11Pierre GaslyAlpine 0
12Yuki TsunodaRacing Bulls0
13Esteban OconHaas 0
14Oliver BearmanHaas0

CAMPEONATO DE EQUIPES

PosiçãoEquipePontos
1McLaren27
2Mercedes27
3Red Bull Racing18
4Williams10
5Aston Martin8
6Sauber6
7Ferrari5
8Alpine0
9Racing Bulls0
10Haas0

ESTATÍSTICAS

  • 5º vitória na carreira para Lando Norris
  • 27º pódio na carreira para Lando Norris
  • 113º pódio na carreira para Max Verstappen
  • 16º pódio para George Russell
  • 190º vitória para a McLaren
  • Kimi Antonelli se torna o segundo piloto mais jovem da história a somar pontos na F1 (18 anos, 6 meses e 19 dias, ficando atrás apenas de Max Verstappen)
  • Primeira vez na carreira em que Lando Norris lidera o campeonato
  • Com apenas 5 pontos somados, esse é o pior início de temporada da Ferrari desde 2009
  • Lando Norris é o primeiro piloto da McLaren a liderar o campeonato desde Lewis Hamilton, no GP do Canadá de 2012

Deixe um comentário