Oscar Piastri domina e vence o GP da China!

Vitória maiúscula de Oscar Piastri na segunda corrida da temporada, na China: Após marcar a pole, Oscar manteve a ponta na largada e venceu praticamente de forma confortável pela primeira vez em 2025! Esse ano promete…

RESUMO DA CORRIDA

A largada foi movimentada, com Piastri mantendo a ponta, Norris ganhando a posição sobre Russell e pulando para P2, e Hamilton e Leclerc ganhando a posição sobre Verstappen. A dupla da Ferrari, inclusive, acabou se tocando, com Charles Leclerc sofrendo danos na asa dianteira mas continuando na corrida sem precisar trocá-la.

No fundão, Gabriel Bortoleto errou e rodou sozinho, indo parar na brita. Dessa forma, a Sauber optou por chamá-lo nos boxes e trocar seus pneus, colocando a gama dura.

Na volta 6, após sofrer fortes problemas nos freios, Fernando Alonso abandonou o GP.

Os pilotos do pelotão da frente iniciaram as paradas nos boxes na volta 14, com Hamilton e Verstappen. Piastri e Russell pararam na 15. Norris e Leclerc, na 16. O resultado dessas estratégias rendeu um bom undercut do Russell pra cima do Norris, mas o piloto da McLaren retomou a posição com uma boa ultrapassagem na volta 18.

Enquanto isso, Alex Albon liderou a corrida por algumas voltas, já que a Williams optou por esticar seu stint de médios e parar depois. Mas não demorou muito para Piastri ultrapassá-lo e assumir a ponta. Norris realizou a mesma manobra logo depois.

Na volta 20, Hamilton sugere ceder a posição para Leclerc, pois estava “lutando” com o carro. Na 21, Lewis troca de posição com Charles.

A corrida se manteve tranquila no geral, com alguma ação na parte média e no fundo do pelotão, com destaque para as belas ultrapassagens de Bearman sobre Lawson, Sainz e Gasly.

Na volta 38, Hamilton faz a troca, continuando com pneus duros. Ele acabou sendo o único piloto do pelotão da frente a fazer duas paradas para trocar pneus.

Enquanto isso, Piastri liderava tranquilo, mantendo a distância para Norris ao redor dos três/quatro segundos, com Russell isolado confortavelmente em terceiro. No fundo, Bortoleto foi se aproximando de Hulkenberg, ultrapassando o alemão na pista e ganhando outra posição graças a uma parada extra de Tsunoda, que teve que trocar sua asa dianteira danificada.

Na reta final da corrida, Max Verstappen foi recortando distância em relação a Charles Leclerc, realizando a ultrapassagem na volta 53 e assumindo o P4. Logo em seguida Norris reportou problemas nos freios, sendo forçado a diminuir o ritmo e acabando com qualquer possibilidade de lutar pela vitória.

E assim terminou o GP da China, corrida morna no geral, com algumas ultrapassagens aqui e lá, sem maiores incidentes e apenas o abandono de Fernando Alonso. Vitória firme de Piastri que se aproxima dos líderes, num campeonato que será longo e promete MUITO.

ATUALIZAÇÃO

Após o fim do GP, durante as inspeções técnicas realizadas nos carros, foi constatado que o peso mínimo de 800kg exigido no regulamento não foi atingido pelos carros de Charles Leclerc e Pierre Gasly. Por isso, ambos foram desclassificados da corrida.

Por outro lado, também durante as inspeções técnicas, foi constatado que houve um desgaste maior do que o permitido pelo regulamento na prancha do assoalho do carro de Lewis Hamilton. Dessa forma, Lewis também foi desclassificado da corrida.

DECLARAÇÕES DO TOP 3:

Oscar Piastri: “Foi um fim de semana incrível do começo ao fim, o carro estava incrível. Hoje foi uma surpresa, como os pneus se comportaram de forma diferente: O duro foi um pneu muito melhor do que todos esperavam, então ir até o fim foi uma surpresa, mas uma surpresa feliz. Estou muito, muito feliz”

Lando Norris: “A largada foi como eu esperava, mas depois George me ultrapassou no pit stop. Eu estava um pouco nervoso, mas fomos melhores na segunda parte da corrida. Oscar pilotou bem, ele mereceu a vitória. Estou feliz com o segundo lugar, bons pontos pra mim e ótimos pontos para a equipe com uma dobradinha. O freio foi meu pior pesadelo, eu estava perdendo 2, 3, 4 segundos nas últimas duas voltas. Foi assustador, mas conseguimos completar a corrida”

George Russell: “É um ótimo resultado. Sabíamos que a McLaren era um pouquinho mais rápida que nós, mas somamos mais pontos cruciais pro campeonato. Eu senti desde o começo que uma parada única era possível, e acabou sendo mais fácil do que pensávamos”

RESULTADO:

CAMPEONATO DE PILOTOS

CAMPEONATO DE EQUIPES

ESTATÍSTICAS

  • 3º vitória na carreira para Oscar Piastri
  • 11º pódio na carreira para Oscar Piastri
  • 28º pódio na carreira para Lando Norris
  • 17º pódio para George Russell
  • 191º vitória para a McLaren
  • 50º dobradinha para a McLaren

A próxima corrida será o GP do Japão, no dia 6 de abril. Confira o campeonato de 2025 completo e adaptado com os horários de Brasília AQUI.

Deixe um comentário