Oscar Piastri vence corrida eletrizante no Bahrein!

Oscar Piastri comemora segunda vitória na temporada

E o Bahrein nos trouxe a melhor corrida do ano até aqui: GP sensacional, cheio de ultrapassagens, disputa de posições e até Safety Car! Nesse cenário, porém, Oscar Piastri desfilou no circuito de Sakhir: Vitória sólida, com mais de 15 segundos de vantagem sobre o segundo colocado. Senhoras e senhores, temos campeonato!

Largada do GP do Bahrein

A corrida começou de forma eletrizante: Largada movimentada, com várias trocas de posições: Piastri manteve a ponta, mas Russell largou muito bem e pulou para P2. Norris também foi bem, pulando de P6 para P3, mas com um problema: Ele acabou colocando o seu carro de forma incorreta no colchete do grid, o que lhe rendeu uma punição de 5 segundos (que ele iria cumprir no seu primeiro pit stop).

No fundo do pelotão, a Sauber se complicou e acabou caindo para as últimas posições com Bortoleto e Hulkenberg, enquanto Bearman subia várias posições após largar em último e se colocava na 15º colocação.

Após as voltas iniciais, chegou a hora dos pit stops do pelotão da frente. As paradas foram as seguintes: Volta 11: Norris (pneus médios) e Verstappen (duros), volta 13: Antonelli (médios), volta 14: Russell (médios), volta 15: Piastri (médios) e volta 17: Leclerc (médios) e Hamilton (médios).

Pit stop ruim para Verstappen: 6.2 segundos.

Para Verstappen, porém, o stint com duros foi péssimo: Sem ritmo, ele foi perdendo posições (para Hamilton e Antonelli) e, na volta 27, fez mais uma parada, dessa vez para colocar pneus médios. O pit stop foi péssimo: 6.2 segundos. Após a parada, ele retornou para a pista na 20º e última colocação.

Enquanto isso, Lewis Hamilton emplacava um ritmo alucinante, realizando diversas ultrapassagens: Contra Doohan, Verstappen, Antonelli e Ocon, além de marcar a melhor volta da corrida naquele momento.

Na volta 32, quando Piastri já abria 7 segundos de vantagem para George Russell, o Safety Car foi acionado por conta de destroços na pista resultados de um toque entre Carlos Sainz e Yuki Tsunoda.

Isso mudou as estratégias das equipes e todos os pilotos do pelotão da frente pararam simultaneamente: Piastri de médios, Russell de macios, Leclerc de duros, Norris de médios e Hamilton de médios. Esse era o top 5.

Relargada do GP do Bahrein

A relargada ocorreu na volta 36 e Norris perdeu a posição para Hamilton, ultrapassando-o novamente logo depois e assumindo o P4. Porém, a manobra foi feita fora dos limites de pista, e Lando a devolveu logo em seguida. Mas isso não durou muito: Na volta 38 Norris, por fora, ultrapassou Lewis e assumiu o P4.

Logo depois, Russell começou a reclamar de alguns problemas no seu carro, entre eles sobre o uso do DRS. Isso resultou numa investigação após a corrida, mas que não rendeu nenhuma punição, já que a FIA constatou que ele não obteve nenhuma vantagem com isso.

Na volta 47, Carlos Sainz abandonou (único abandono na corrida) com grandes danos no carro, causados pelo seu toque com Kimi Antonelli. Sainz seria punido com 10 segundos e dois pontos na carteira pela manobra.

Enquanto isso, Norris se aproximava de Leclerc, e na volta 52, ele finalmente consegue realizar a manobra. Com isso, ele recuperava a liderança do campeonato, que estava nas mãos de Piastri naquele momento.

Na última volta, Verstappen ultrapassa Gasly e consegue mais dois pontinhos, indo para P6. Nos últimos metros Norris tentou com tudo ultrapassar Russell pelo P2, mas não obteve sucesso.

Finalmente, vitória MAIÚSCULA de Oscar Piastri: Mais de 15 segundos de vantagem. 74 pontos no campeonato, apenas 3 atrás de Norris.

Gabriel Bortoleto não teve uma boa corrida dessa vez e acabou terminando na última colocação entre os que finalizaram o GP.

Essa temporada promete muito!

RESULTADO:

ATUALIZAÇÃO: Conforme a tabela acima, Nico Hulkenberg foi desclassificado do GP. Motivo: Desgaste excessivo na prancha de madeira do assoalho do seu carro. P13 originalmente, todos os pilotos que terminaram atrás dele subiram uma posição.

TABELAS:

Deixe um comentário