Pré-temporada no Bahrein é marcada pelo “sidepod” da Mercedes

A Mercedes disse que viria para o Bahrein com algumas mudanças e atualizações, e esses feitos deram o que falar dentro e fora do paddock.

Quando o carro de Lewis Hamilton saiu da garagem para a pista, vimos uma Mercedes muito diferente do que em Barcelona. A equipe alemã chegou com um modelo de sidepod diferenciado em seus carros, pode se dizer que foi um modelo que apenas os designers e projetistas da Mercedes pensaram. Mas afinal, para que eles servem?

Esse sidepod serve para a entrada de ar nos carros: A Mercedes, nos testes em Barcelona, chegou com um modelo quadrado, porém, agora, ela apresenta uma entrada de ar bem mais estreita, que foi “jogada” para trás. Isso faz parecer que a equipe simplesmente eliminou esse espaço do carro.

Foto: Albert Fabrega – Twitter

O novo carro apresenta uma maior liberação de espaço com relação ao seu assoalho, efeito que chamamos de “outwash”, que nada mais é do que liberar o ar para fora.

Foto: Ted Kravitz – Twitter

Esse “novo” W13 é um pouco diferente do que vimos em Barcelona, isso já ficou bem claro: Ele está mais fino e bem mais compactado do que antes.

Assim como a Ferrari e a Aston Martin, a Mercedes apresenta essas “guelras” nas laterais do carro.

Reprodução: Giorgio Piola

Como já comentamos, é claro que isso tudo em meio aos carros em pista estava gerando muitos comentários no lado de fora. Justamente por isso, a equipe Mercedes confirmou que a FIA sabe de todo o desenvolvimento do carro, incluindo essa nova atualização aplicada. Seria óbvio que se o carro não fosse legal, a FIA teria intervindo e o carro nem em pista teria entrado.

Mattia Binotto, chefe da Ferrari, comentou sobre a atualização da equipe. “Como Toto disse, eles tiveram que passar por um processo definido com a FIA. Eu também ficaria surpreso se eles fizessem algo ilegal”.

Mesmo com a FIA declarando que a Mercedes é legal, algumas equipes estão prontas para apresentar pedidos de esclarecimentos sobre algumas soluções que certamente estão no limite do regulamento. (

Andrew Shovlin disse que a equipe ainda tem muito trabalho para realizar, antes de confirmar se o novo pacote de atualizações está saindo como o esperado. Há ainda mais dois dias de testes para uma coleta de dados precisa.

Esse foi apenas o 1º dia de testes no Bahrein, e a Mercedes já conseguiu dar o que falar com as suas atualizações. Parece que os engenheiros realmente quebraram a cabeça em Brackley.

Fontes: AMuS, MotorSport.it e SilverArrows.net)


Maria Clara Araújo, 18 anos, cursando o 2º ano de Jornalismo. É fã de Fórmula 1 desde a infância e dona do desacelerando.f1, onde a velocidade é traduzida em palavras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: