Um final de semana de glória para a Red Bull em casa italiana!

Em uma etapa que tinha tudo para ser da Ferrari, a glória ficou com a Red Bull que levou todos os pontos em jogo e ainda encerrou um jejum de 5 anos! Foto: Red Bull Content Pool

O final de semana tinha tudo para ser da Ferrari, que desembarcou em casa para o GP da Emília-Romanha como aquela a ser batida e com Charles Leclerc como favorito após o Grand Slam na Austrália. Mas a chuva, um carro mais equilibrado e a performance estratégica de Max Verstappen fizeram a festa ser austríaca em território italiano. 

Durante o primeiro treino livre o favoritismo ainda estava com a equipe italiana com a dupla Leclerc e Sainz marcando os melhores tempos. Mas a maré virou a partir do momento da classificação, que aconteceu na sexta-feira por conta da sprint. Com a pista ainda molhada, as red flags foram presença constante, uma delas causada pela própria Ferrari com Carlos Sainz no Q2. 

O primeiro passo da conquista do final de semana! 

Em meio a todas as pausas, Max Verstappen conquistou a pole position para a Sprint Race, o primeiro passo da sua recuperação após o segundo abandono da temporada na corrida anterior. 

Na largada para o início das 21 voltas da sprint, a primeira posição pareceu ter escapado do atual campeão quando Leclerc o ultrapassou. Em segundo lugar Max se dedicou a ser estratégico e administrar o desgaste dos pneus do seu RB18 com pista seca, enquanto assistia a Leclerc abrir vantagem. A paciência trouxe o resultado esperado e na penúltima volta a liderança voltou para Verstappen que aproveitou o alto desgaste dos pneus da Ferrari de Charles para atacar. 

O domingo reservou uma pista parcialmente molhada para a corrida principal, dando vantagem para aqueles que largaram do lado ímpar das filas, o mais emborrachado e seco do traçado, e também o lado do pole position. O atual campeão manteve a ponta, enquanto o líder do campeonato errava e ainda era ultrapassado por Sérgio Perez e Lando Norris. 

A Ferrari assistiu apreensiva Leclerc na quarta posição e o abandono de Carlos Sainz após um toque com Daniel Ricciardo na largada. O monegasco ainda conseguiu ultrapassar Norris, mas ficou longe de conseguir alcançar a dupla da Red Bull. Max Verstappen se manteve na liderança em todas as 63 voltas até mesmo após sair dos boxes e chegou a abrir 12 segundos de vantagem para Sérgio Perez. 

Perez por sua vez até chegou a ver Leclerc próximo pelo retrovisor mas se manteve a todo momento à frente do número 16 e viu junto com Lando Norris quando após passar forte por uma zebra Charles rodou e bateu a menos de dez voltas para o final. Com uma passada nos boxes ele ainda conseguiu voltar para a corrida, mas o pódio já estava distante e restou para o líder do campeonato o amargo sexto lugar. 

E assim, em casa italiana, Max Verstappen e Sérgio Perez consagraram a equipe  austríaca como a grande vencedora da etapa. O atual campeão deixou a pista com o segundo Grand Slam da sua carreira após conquistar a pole position, liderar toda a corrida, marcar a volta mais rápida e ainda vencer a sprint levando todos os 34 pontos em jogo. Sérgio Perez que vem fazendo uma ótima temporada chegou em segundo e junto com Max encerrou o jejum de mais de 5 anos sem uma dobradinha da Red Bull nos lugares mais altos do pódio. 

A sequência de acertos da dupla também colocou a Red Bull em segundo lugar no mundial de construtores, apenas 11 pontos atrás da Ferrari. A equipe parte para Miami, local da próxima etapa, agora com mais fôlego para lutar por ambos os campeonatos. 

_____________________________________

Aline Fatima tem 23 anos, é formada em jornalismo e escolheu seguir a profissão assistindo sua primeira temporada de F1 em 2008 (sim, é completamente viúva de 2008 e acredita que o Massa merecia o título). Atualmente no Marketing Digital, sonha com o dia de trabalhar com suas duas paixões: Jornalismo e F1.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: