Ao adentrar o mundo da Fórmula 1 no Instagram, você provavelmente já esbarrou com uma curtida do piloto da AlphaTauri Pierre Gasly. Onipresente em quase todas as postagens, ele criou um fenômeno: o meme “Liked by Pierre Gasly” (Curtido por Pierre Gasly, em português).
Terra sem Lei, o meme tomou proporções gigantescas no Twitter onde se tornou o tópico do mês entre os fãs de F1. Segundo o francês em um vídeo bem-humorado para as redes sociais da sua equipe, ele se divide entre dois celulares para apertar o símbolo de coração com tanta frequência e intensidade.
Para além da AlphaTauri, a sátira circulou entre outros nomes do grid. RedBull, Mercedes e McLaren também aderiram ao movimento. Porém, deixando a ingenuidade de lado, é bom lembrar que por trás das redes sociais dos times há sempre uma equipe de marketing tão estratégica quanto os engenheiros de corrida.
Em publicação no Instagram, o perfil oficial de fãs TeamGasly, compartilhou uma imagem do piloto vestindo uma camiseta com a célebre frase “Liked by Pierre Gasly”. Na legenda, o lançamento de uma nova coleção de merchandising foi anunciado, dando margem para os interessados se animarem com a compra de um produto do meme.
Fato é que o marketing das equipes de Fórmula 1 está cada vez mais perspicaz e incisivo com o passar das temporadas. Os profissionais de social media e o merchandising são as ferramentas mais fáceis de serem identificadas. Afinal, conteúdos especiais dos times podem ser acessados em vasta maioria das plataformas online e a venda de produtos continua em crescente.
No entanto, é necessário pensar sobre o quanto a intensa atuação do marketing pode ser benéfica ou maléfica para o esporte. Se um meme criado de forma genuína pelos torcedores pode ser facilmente comercializado, há de se questionar os interesses dos grandes nomes do automobilismo e as suas relações com os fãs..
A discussão sobre as estratégias de marketing das equipes de F1 deve ser aprofundada e analisada criticamente. Em 2022, ainda existe muito tempo para observar as estratégias e as ferramentas adotadas pelo grid. Fica aqui um questionamento final: quanto vale um meme?
_________________________________________________
Nathalia Tetzner é estudante de Jornalismo e ama escrever sobre quase tudo. Seja debatendo cultura ou analisando Fórmula 1, ela sempre carrega consigo um senso crítico e social.
[…] Ao longo do ano, ele somou vitórias e pódios importantes — por exemplo a vitória no Monaco Grand Prix…
[…] Max Verstappen (396) e Oscar Piastri (392) também tem chances de se sagrarem campeões: Confira AQUI todas as possibilidades…
[…] AQUI todas as informações do GP de Abu […]
[…] AQUI todas as informações do GP do […]
[…] Lembrando que neste fim de semana também teremos a corrida SPRINT, que ocorre no sábado e entrega pontuação reduzida…