
Enquanto a F1 se prepara para o GP da Itália neste domingo, dia 6, o paddock anda movimentado. Trazemos aqui um resumo das notícias mais relevantes desta race week para você ficar por dentro de tudo!
FERRARI REVELA PINTURA ESPECIAL PRO GP DA ITÁLIA EM HOMENAGEM A SCHUMACHER

A Ferrari revelou a pintura especial que irá usar em sua corrida em casa, em Monza: Será uma homenagem à vitória de Michael Schumacher no GP da Itália de 1996, sua terceira pela Scuderia, conquistada a bordo da Ferrari F310.
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
“FRAGILE”: CONHEÇA OS TROFÉUS DO GP DA ITÁLIA DE F1

Esses são os troféus que os três primeiros colocados irão receber em Monza neste domingo. Com o nome de “Fragile” (frágil, em italiano), a obra é de autoria da dupla “vedovamazzei”, formada pelos artistas Simeone Crispino e Stella Scala.
Trata-se de uma composição em camadas de objetos domésticos (xícaras e tigelas pequenas) que assumem uma forma vertical de aparência instável quando empilhados uns sobre os outros.
Os artistas explicam: “A ideia do troféu vem da antiga tradição de passar uma taça comemorativa de mão em mão. Ela servia como um grande recipiente para beber, criando um senso de celebração e festividade compartilhadas”
Eles acrescentam: “Queríamos que o troféu fosse o símbolo de uma vitória que um indivíduo segura em suas mãos, mas que também refletisse o espírito de uma comunidade. No caso da Fórmula 1, essa comunidade inclui a equipe, os fãs e todo o mundo que gira em torno dos pilotos.
A composição também evoca uma dimensão cotidiana com seus gestos repetidos, sugerindo uma vitória conquistada volta após volta, que nunca corresponde a um status eterno e imutável. É instável, efêmera e precisa ser reconquistada. Na verdade, é frágil”
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
ISACK HADJAR ESTÁ FORA DO GP DA ITÁLIA

Isack Hadjar, que sofreu uma lesão no pulso durante as férias e já ficou fora do GP da Holanda, ainda não está 100% recuperado e também perderá o GP da Itália.
Liam Lawson novamente irá correr no seu lugar, ao lado de Max Verstappen.
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
YUKI TSUNODA IRÁ CORRER NO GP DA ITÁLIA

ELE ESTÁ DE VOLTA… DE NOVO! Com Liam Lawson ocupando o lugar do lesionado Isack Hadjar na Red Bull em Monza, Yuki Tsunoda será o responsável por ocupar a vaga de Liam na Racing Bulls mais uma vez.
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
MCLAREN REVELA PINTURA ESPECIAL PARA OS GPS DA ITÁLIA E DA ESPANHA

A McLaren, em parceria com a sua patrocinadora OKX, anunciou uma pintura especial para as próximas duas corridas em Monza e Madrid.
Nessa pintura, o preto fica ainda mais predominante.
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
NORRIS: “EU MEREÇO GANHAR O MESMO SALÁRIO QUE HAMILTON E VERSTAPPEN… OU TALVEZ NÃO!”

Em nova entrevista ao The Telegraph, Lando Norris foi perguntado sobre as recentes especulações de que seu salário base poderia chegar no nível dos de Hamilton e Verstappen:
“Acho que deveria ganhar tanto quanto eles, mas meu contrato certamente não chega nem perto dos valores que tenho visto online, infelizmente! (risos).
Claro, é um pouco mais do que o anterior, como acontece com qualquer renovação. Mas certamente não chega perto do nível do Lewis ou do Max. O que, de certa forma, não deveria acontecer, porque eu não conquistei tanto quanto eles em suas carreiras. Mas, por outro lado, acho que deveria, porque acredito que posso competir com eles sempre que precisar, e posso fazer um trabalho melhor sempre que precisar. Então, sim, acho que tenho duas opiniões sobre isso.
Não sei quando será minha próxima renovação, mas espero poder tentar igualá-los um dia. Mas não, sonho em ver aqueles números que vi online”
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
TOTO WOLFF: “KIMI VAI LARGAR DO FUNDO DO GRID EM MONZA. É TRISTE, MAS NÃO HÁ ESPAÇO PARA SENTIMENTALISMOS NA F1”

Toto Wolff confirmou que a penalização para Kimi Antonelli por conta da troca de motor planejada para Monza o fará largar no fim do rid:
“Kimi receberá uma penalização pela troca do motor e largará do fundo do grid. Esta decisão é triste para Kimi e para os fãs que gostariam de vê-lo lutando entre as primeiras posições em sua corrida em casa, mas na F1 não há espaço para sentimentalismos, e devemos fazer este sacrifício pensando no campeonato.
O objetivo é recuperar o máximo de posições possível e maximizar os pontos”
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
LANDO NORRIS ANUNCIA CRIAÇÃO DE EQUIPE DE CORRIDA E DE PROGRAMA PARA JOVENS PILOTOS

O atual campeão mundial de F1, Lando Norris, anunciou a criação da sua própria equipe de corrida, a LN4 Fusion, e a de um programa para desenvolver jovens pilotos:
“Tive a sorte de realizar meu sonho e agora quero ajudar outros a realizarem os seus. Construímos a equipe com pessoas em quem confio, pessoas que vivenciaram todos os níveis do automobilismo e sabem exatamente o que é preciso para vencer.
O objetivo é nos tornarmos a principal equipe júnior de monopostos. Estaremos no grid da Fórmula 4 Italiana, FREC, Fórmula 3 e estamos trabalhando para garantir uma vaga na Fórmula 4 Britânica e na Fórmula 2.
E não é só isso. Também criamos o Programa LN4 Legacy para financiar e apoiar jovens pilotos talentosos que, de outra forma, não teriam essa oportunidade. Dando a eles o suporte necessário dentro e fora das pistas para que tenham a melhor chance de sucesso.
Ver isso se transformar de uma ideia em realidade é incrível. Um enorme agradecimento a todos que contribuíram para que isso acontecesse.
Estou animado com o que está por vir. Nos vemos no grid em 2027″
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
RICARDO PATRESE: “HAMILTON TEM QUE SER O NÚMERO 1 NA FERRARI. ELE É MAIS CONSISTENTE QUE LECLERC”

Ricardo Patrese, ex-piloto de F1 italiano, falou sobre o atual momento da Ferrari e a decisão que ela deve tomar em relação a quem é o seu piloto número 1:
“O que aconteceu em Zandvoort mostra que a Ferrari ainda não se decidiu. Eles não podem se dar ao luxo de cometer erros como esse: precisam decidir imediatamente quem é o piloto número um. Não podem dizer no meio da corrida: ‘Vamos pensar um pouco e depois avisamos’.
Nesses casos, você perde corridas, pontos e oportunidades. É preciso tomar uma decisão imediata sobre quem deve deixar quem passar. Lewis tem que ser o número um. Ele está fazendo um trabalho fantástico e é mais consistente que Charles. Se a Ferrari tem alguma chance de competir pelo campeonato, precisa escolher”
Qual a opinião de vocês?
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
VASSEUR CONFIRMA ATUALIZAÇÃO NO MOTOR EM MONZA: “QUEREMOS DAR UM GRANDE FIM DE SEMANA AOS NOSSOS FÃS”

Fred Vasseur, chefe de equipe da Ferrari, confirmou que irá estrear a sua unidade de potência atualizada (conforme previsto no ADUO) neste fim de semana em Monza. Estima-se que os ganhos estejam por volta dos 15 cv de potência.
Vasseur: “Essa atualização representa um passo na direção certa e, como sabemos, este ano é muito sobre ganhos marginais. Monza é um circuito exigente e o pelotão está extremamente próximo, e nossa prioridade será executar tudo da melhor forma possível.
Iremos tirar ainda mais motivação da paixão do nosso público e queremos proporcionar aos nossos fãs um grande fim de semana”
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
RELÂMPAGO MCQUEEN ESTÁ EM MONZA E DARÁ VOLTA DE HONRA ANTES DA LARGADA DO GP DA ITÁLIA

Sim, isso mesmo: Um carro REAL estilizado com o clássico personagem de “Carros” está neste fim de semana em Monza, e dará uma volta de honra antes da largada no domingo!
A aparição faz parte de uma ação promocional em comemoração dos 20 anos do primeiro filme da franquia.
Além disso, o Safety Car oficial da F1 também terá símbolos do filme na frente e nas laterais.
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
F1 DIMINUIRÁ A DURAÇÃO DAS CORRIDAS EM 15KM A PARTIR DE 2027

MUDANÇAS À VISTA: AutoRacer informa que as equipes votaram de forma unânime a favor da redução de 5% da distância total das corridas da F1 em 2027, passando dos clássicos 305 km para 290 km (com exceção de Mônaco, que já tem 260 km).
Essa mudança está diretamente ligada às melhorias planejadas nas Unidades de Potência e ao desejo de aumentar a contribuição do motor de combustão interna.
A decisão decorre principalmente de uma questão prática. O aumento da potência térmica previsto para 2027, aliado à maior disponibilidade de combustível, levará inevitavelmente a um maior consumo de combustível.
Ao mesmo tempo, as equipes não poderiam ser forçadas a intervir significativamente em carros já projetados para o regulamento de 2026. Aumentar a capacidade de combustível significaria retrabalhar o chassi, a estrutura e potencialmente outros elementos do carro, introduzindo custos de projeto significativos.
A redução da duração das corridas em 5% permite alcançar esse resultado sem custos adicionais significativos. As equipes poderão manter a arquitetura do carro praticamente inalterada e aproveitar as modificações na unidade de potência sem precisar redesenhar os tanques de combustível e o chassi.
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
KIMI ANTONELLI DECLARA “ATAQUE TOTAL” EM MONZA: “NÃO TENHO NADA A PERDER”

Kimi Antonelli irá largar no fim do grid na sua corrida em casa por conta de uma penalização por troca de motor, mas ele avisa que será um ataque total:
“Largar em último vai me permitir me divertir ainda mais e pilotar com mais tranquilidade. É algo positivo e tira um pouco da pressão. Obviamente, eu não queria largar em último, mas isso me ajudará a encarar essa corrida mais relaxado. Acho que terminar entre os cinco primeiros é muito possível, mas obviamente teremos que ver como o fim de semana todo se desenrola.
Será um ataque total. Às vezes posso me sabotar, mas esse é o plano. Vou largar em último, então não tenho nada a perder. Quero recuperar o máximo de terreno possível usando a cabeça, mas a estratégia será atacar e tentar ganhar o máximo de posições possível, buscando o melhor resultado”
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
SEBASTIAN VETTEL E RUBENS BARRICHELLO IRÃO PILOTAR FERRARI DE MICHAEL SCHUMACHER EM MONZA

Em meio às homenagens da Ferrari pelos 30 anos da vitória de Michael Schumacher no GP da Itália de 1996, teremos dois momentos muito especiais neste fim de semana: Rubens Barrichello e Sebastian Vettel irão pilotar a F2002 do heptacampeão alemão!
Rubinho, que inclusive venceu o GP da Itália de 2002 com esse mesmo carro, rodará no sábado, enquanto Seb fará a homenagem no domingo antes da largada.
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
TL1 DO GP DA ITÁLIA TERÁ A PARTICIPAÇÃO DE 4 “ROOKIES”
Teremos quatro “rookies” participando do TL1 no GP da Itália nesta sexta-feira! São eles:
⭐️ Ayumu Iwasa no lugar de Max Verstappen na Red Bull
⭐️ Paul Aron no lugar de Pierre Gasly na Alpine
⭐️ Luke Browning no lugar de Alex Albon na Williams
⭐️ Colton Herta (foto) no lugar de Sergio Pérez na Cadillac
As participações fazem parte do plano de desenvolvimento de jovens pilotos previsto no regulamento.
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
PIERRE GASLY PERDE O PÓDIO DO GP DE MÔNACO APÓS APELAÇÃO DE MCLAREN E RED BULL; HADJAR É P3

E 89 dias (!) após o GP de Mônaco, a FIA confirmou o resultado da audiência dos recusos apresentados pela McLaren e Red Bull perante o Tribunal Internacional de Apelação (contra a anulação das penalizações de Pierre Gasly no GP de Mônaco): O francês Pierre Gasly tem as sua punições restituídas e perde o pódio.
Entenda o caso: Resumo completo de tudo o que aconteceu, além das tabelas atualizadas de ambos campeonatos clicando AQUI.
CHARLES LECLERC LIDERA TL1 EM MONZA

E a Ferrari começa o fim de semana do GP da Itália com uma dobradinha!!! Será que vem aí um fim de semana sonhado para os tifosi? Confira o resultado completo AQUI.
RAFA CÂMARA É POLE POSITION EM MONZA NA F2

O brasileiro Rafa Câmara conquistou mais uma pole position na temporada e irá largar em primeiro na corrida de domingo da F2! Confira o resultado completo AQUI.
BRIATORE DIZ QUE UM DOS JUÍZES DO CASO GASLY TEM LIGAÇÃO COM A MCLAREN E ANDREA STELLA RESPONDE: “ISSO É INSULTANTE”

Flavio Briatore, chefe de equipe da Alpine, disse na coletiva de imprensa da FIA que um dos juízes do Tribunal Internacional de Apelação (Tribunal que acabou de retirar o pódio de Pierre Gasly do GP de Mônaco), é “muito ligado” à McLaren:
“Aceitamos a decisão, mas o que é muito estranho é que um dos juízes do painel, que atuou como se fosse um promotor de justiça, é muito ligado à McLaren. Tenho até uma foto dele aqui em um discurso para a McLaren em 2018. Ele tem uma fundação, a One Drop Foundation, para a qual a McLaren deu dois ou três carros. E acho muito injusto que um dos juízes tenha vínculos com uma das equipes que estava com um protesto contra nós.
Ele se comportou de maneira desagradável durante a audiência. Acho que o painel precisa ser completamente independente. Não pode ter alguém ligado a alguma equipe, especialmente a uma equipe envolvida conosco nesta situação. Agora vamos pensar no que faremos a seguir”
Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren e também presente na coletiva, respondeu de forma contundente:
“Isso é insultante para a reputação da McLaren, que merece muito respeito. Se alguém faz esse tipo de alegações, que parecem muito sérias, terá que assumir a responsabilidade pelo que está sendo dito em um lugar público.
A audiência no Tribunal Internacional de Apelação foi feita no mais alto nível e não devemos questionar isso, como acabou de ser feito aqui”.
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
GEORGE RUSSELL LIDERA TL2 EM MONZA

A Mercedes “responde” no segundo treino livre e desbanca a dona da casa. Confira o resultado completo AQUI.
OFICIAL: 30 POSIÇÕES DE PUNIÇÃO PARA KIMI ANTONELLI

Conforme previsto, a Mercedes trocou várias peças na Unidade de Potência de Kimi, excendo o limite permitido para a temporada.
Dessa forma, ele irá largar na última colocação do grid no GP da Itália.
Confira a notícia no nosso perfil do X e do Instagram.
GEORGE RUSSELL LIDERA TL3 EM MONZA

E a Mercedes leva a melhor no último treino livre antes da quali, marcado pelo incidente entre Hamilton e Verstappen! Confira o resultado completo AQUI.
POLE POSITION HISTÓRICA DE PIERRE GASLY EM MONZA!
Pierre Gasly (Alpine) fez história e conquistou uma pole position inesperada (a primeira da sua carreira) na classificação pro GP da Itália em Monza, realizada neste sábado (5). O francês irá dividir a primeira fila do grid com George Russell (Mercedes), seguido de Charles Leclerc (Ferrari), em terceiro. Confira tudo o que aconteceu clicando AQUI.
UM TEMPLO DA VELOCIDADE NA F1 E A APAIXONANTE CASA DA FERRARI NAS PISTAS: BEM-VINDOS À MONZA
Confira o nosso vídeo especial com todos os aspectos técnicos do GP da Itália clicando AQUI.
GP DA ITÁLIA F1 2026: INFORMAÇÕES, ESTATÍSTICAS, PNEUS, PREVISÃO DO TEMPO HORÁRIOS E ONDE ASSISTIR

Confira todas as informações desse fim de semana de GP da Itália (incluindo horários e infos da F2 e F3) clicando AQUI.