Daniel Ricciardo e Lando Norris finalmente tiveram o primeiro contato com o novo carro da McLaren nas pistas de Barcelona, nos primeiros treinos de pré-temporada que ocorreram entre os dias 23 e 25 de fevereiro. O que podemos esperar da Papaya Team para este ano?
Com um início animador em 2021, onde a equipe conquistou vários pontos e uma vitória em Monza, a McLaren se viu em um dilema: Continuar no desenvolvimento do carro atual ou pensar no próximo ano? Bom, ficou claro que a equipe “tirou o pé” e o desempenho do carro não foi o mesmo.
Já em 2022, em Barcelona, a McLaren apresentou um bom ritmo e consistência. A equipe foi uma das que mais deu voltas no período de testes: Foi a terceira em número de voltas.
O feedback dos pilotos foi bem positivo. Daniel Ricciardo disse estar bem mais confortável com o carro esse ano: “Foram três dias perfeitos para a equipe, um início incrível. Definitivamente estou sentindo coisas positivas no carro e, como sempre, há áreas em que temos de trabalhar. Mas a base é boa.”
Enquanto isso, Lando Norris foi um dos mais rápidos em todos os dias de testes. A performance do carro chamou a atenção do rival George Russell: O piloto da Mercedes chegou a dizer que o carro da McLaren parecia “extremamente forte”. Lando marcou a melhor volta no primeiro dia, porém, para o piloto inglês foi um “início decente”, alegando que ficou longe de ser perfeito, devido a vários problemas que tiveram que batalhar ao longo dos três dias.
No final dos testes a equipe apresentou um problema com o fenômeno do porpoising, que faz com que os carros ‘quiquem’ sob alta velocidade na reta, uma consequência do retorno do efeito solo. E a impressão que fica é que a McLaren encontrou uma resposta para esse efeito mais rápido que as demais.
Podemos esperar um carro mais competitivo e com ambos pilotos mais experientes: Daniel Ricciardo pode render mais em seu segundo ano de equipe, e Norris vem de uma ótima temporada com pódios e uma sequência incrível de pontos. A próxima rodada de testes vai ser no Bahrein entre os dias 10 e 12 de março, faltando uma semana para começar a temporada.
Raí Fernandes é natural de Itapeva-SP e desde cedo já segurava um carrinho da Fórmula 1 na mão. A paixão pelo esporte sempre moveu o jovem jornalista. Atualmente também posta vídeos sobre automobilismo em suas redes sociais.
Show de bola, Raí. Matéria de bastante consistência e rico em conteúdo. Caminho certo. Parabéns. É seguir em frente.