Nesta quinta-feira (30), enquanto os pilotos se exibiam no ensolarado media day em Melbourne, para o GP da Austrália em Albert Park, a FIA decidiu que era um ótimo dia para estragar a race weekend de todos nós; mais uma vez, parecendo não ter muito o que fazer, soltou uma regra sem cabimento algum:
Está proibido escalar a grade de proteção do pitwall para as comemorações na linha de chegada. Além disso, os times poderão ser penalizados em dinheiro caso seus membros executem esta ação.
As equipes foram notificadas do novo banimento através de um documento assinado e enviado pelo diretor de provas, Niels Wittich.
Essa regra, na verdade, é um adendo à uma já prevista no Código Desportivo Internacional da FIA, disponível no apêndice H, Artigo 2.3.3:
“É proibido escalar a grade do pit-wall a qualquer momento, qualquer ação de uma equipe que viole essa proibição será relatada aos comissários. Os membros da equipe só são permitidos no pit-lane imediatamente para trabalhar em um carro e deve se retirar assim que o trabalho for concluído.”
Esse novo adendo à regra foi pensado principalmente devido às equipes Red Bull e Aston Martin terem comemorado dessa forma no GP de Jeddah. Naquela ocasião, eles entenderam que era perigoso a escalada na grade, por conta da falta da área de escape do circuito, fazendo com que os membros pendurados ou inclinados na cerca no trecho da reta final, pudessem se machucar ou até mesmo deixarem cair detritos na pista.
Só que esse caso em específico não dialoga com nenhum outro GP e, portanto, não deveria se tornar uma regra.
Este movimento da FIA parece, na verdade, uma tentativa de não somente estragar o entretenimento dos fãs da categoria, como também emitir uma cortina de fumaça sobre todo o restante de falhas, ações absurdas e controvérsias que a Federação cometeu nos últimos anos.
A escalada dos membros das equipes na grade é uma tradição de anos na Fórmula 1. É um dos movimentos mais sinceros e que mais demonstra a paixão e a adrenalina de uma equipe que vence ou chega ao pódio. Não teria a FIA algo melhor para fazer?
Rever a regra de “não falar em política nos finais de semana de corrida”, por exemplo? Ou talvez proibir terminantemente os tratores na pista? Especificar os apêndices sobre Safety Car?
Parece que não, eles não têm nada melhor para fazer. Inclusive, essa nova proibição já começa a ser aplicada neste final de semana em Melbourne.
Boa sorte para nós, torcedores, e para os membros das equipes, que talvez possam comemorar a vitória de seus times só em casa também.
_________________________
Brenda da Rosa é estudante de Jornalismo pela UFRGS e opinóloga profissional quando os assuntos são: Fórmula 1, Comunicação, Política, Comportamento e Negritudes.
Comentários