Pérez vence em Mônaco e Red Bull dispara no campeonato!

O piloto mexicano e a RBR reagiram rápido as mudanças e conquistaram a vitória. Foto: Red Bull Content Pool

A Red Bull desembarcou em Mônaco vendo os carros da Ferrari com melhor ritmo durante os treinos livres. Vantagem que se confirmou quando a equipe italiana garantiu as duas primeiras posições, com Charles Leclerc na pole position. A Red Bull garantiu a terceira posição com Pérez e Verstappen ficou em quarto. 

Com a primeira fila ferrarista em um circuito estreito e de baixa velocidade, a corrida parecia se encaminhar para uma dobradinha da Ferrari e a vitória de Leclerc em casa. Mas Mônaco reservou surpresas para aqueles que pensaram que essa seria a etapa mais monótona do campeonato.

No domingo a chuva apareceu e atrasou a largada da corrida, a volta de formação aconteceu atrasada e atrás do Safety Car, que guiou os carros até o pit lane onde todos ficaram aguardando condições melhores para a disputa. Com quase uma hora de atraso a corrida começou com a pista ainda molhada, mas sem chuva forte.

Conforme o asfalto ia secando começou a janela de pit-stops que definiria a corrida. Leclerc foi chamado para os boxes e com uma parada não muito boa retornou com pneus intermediários atrás de Pérez. Seu companheiro de equipe Sainz, foi o último dos quatro primeiros a parar em uma estratégia de passar direto dos pneus de chuva para os de pista seca que ele mesmo havia dito ao engenheiro ser possível. 

A grande virada para a Red Bull aconteceu no erro da Ferrari ainda durante a parada de Carlos Sainz. O time chamou Leclerc para os boxes de novo para colocar os pneus de pista seca, mas a parada de Sainz ainda não havia terminado. O engenheiro ainda tentou adiar a entrada de Leclerc mas ele já estava no pit-lane. 

O time aústrico soube reagir e aproveitou o momento de confusão para parar seus dois carros que voltaram com o composto duro. O timing perfeito da Red Bull garantiu a liderança a Sergio Pérez e ainda colocou Max Verstappen em terceiro à frente de Charles Leclerc que com o erro da equipe ficou apenas em quarto. 

Pérez só seria ameaçado quando a prova voltou da bandeira vermelha causada pelo acidente de Mick Schumacher que prejudicou uma das barreiras de segurança. Os carros da Red Bull voltaram com pneus médios enquanto as Ferraris seguiram com os duros. Conforme o final da prova chegava- que foi decidida no limite de tempo e não número de voltas- Sainz tentava aproveitar o desgaste dos pneus de Pérez para atacar, mas a ameaça não chegou a se concretizar.

Assim, Sérgio Pérez conquistou a sua segunda vitória pelo time austriaco, seguido no pódio por Carlos Sainz e Max Verstappen. Christian Horner chefe da equipe atribuiu a conquista a tomada rápida de decisões da equipe e o ótimo trabalho dos estrategistas, além claro da performance de Pérez.

“Sempre me orgulhei do fato de sermos uma equipe de corridas no ataque. E sempre focamos em fazer o básico bem, seja em estratégia, pitstop, decisões rápidas, e hoje foi tudo em torno de pensar rapidamente e reagir à situação que acontece ao seu redor […] acho que toda a equipe respondeu de modo brilhante, e os pilotos também fizeram sua parte”

A Red Bull parte para a próxima etapa no Azerbaijão – local onde Pérez conquistou sua primeira vitória na equipe em 2021- como líder no campeonato de construtores com 36 pontos de vantagem para a rival Ferrari. Max Verstappen também segue líder do mundial de pilotos 9 pontos à frente de Charles Leclerc. 

_________________________________________________

Aline Fatima tem 23 anos, é formada em jornalismo e escolheu seguir a profissão assistindo sua primeira temporada de F1 em 2008 (sim, é completamente viúva de 2008 e acredita que o Massa merecia o título). Atualmente no Marketing Digital, sonha com o dia de trabalhar com suas duas paixões: Jornalismo e F1.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: